AME Bauru comemora nove anos com feira de saúde aberta à população

Avaliação dermatológica, teste de glicemia, orientação nutricional e ginástica laboral são alguns dos atendimentos oferecidos na feira

qua, 30/01/2019 - 9h08 | Do Portal do Governo

Em comemoração aos seus nove anos de funcionamento, celebrado no dia 28 de janeiro, o Ambulatório Médico de Especialidade (AME) Bauru, unidade estadual sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), realizará uma feira da saúde com serviços gratuitos abertos à população. O evento está marcado para a próxima quinta-feira, 31, das 9h às 15h, em frente ao Ambulatório.

A população que comparecer poderá ter acesso a avaliação dermatológica para rastreamento do câncer de pele e orientações sobre a prevenção da doença (com distribuição de amostra de filtro solar e orientações sobre a forma correta de usar o produto), teste de glicemia para diagnóstico de novos casos de diabetes, orientação nutricional com cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e distribuição de amostras de produtos saudáveis, como alimentos diet e temperos in natura, além de uma aula sobre ginástica laboral. Os pacientes que apresentarem qualquer lesão suspeita na avaliação dermatológica ou alteração no teste de glicemia serão agendados para acompanhamento no próprio AME.

“O objetivo da feira é realizar ações de promoção da saúde e oferecer orientações de prevenção de doenças com dicas de hábitos saudáveis, por exemplo”, comenta a diretora clínica do AME e endocrinologista, Juliana de Barros Cruz Zenebra. “Nossa expectativa é atender cerca de 300 pessoas”, completa. Todas as atividades são gratuitas e o evento é aberto para toda a população.

Sobre o AME

O AME Bauru foi inaugurado em 28 de janeiro de 2010, para atender pacientes de Bauru e de mais 17 municípios da região compreendida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru.

Desde o início de seu funcionamento, realizou mais de 686 mil consultas médicas, mais de 26 mil cirurgias ambulatoriais e mais de 400 mil exames.

O serviço oferece 27 especialidades médicas e não médicas, incluindo cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, oftalmologia, urologia, entre outras. Além disso, realiza exames de diagnóstico e cirurgias ambulatoriais.  A unidade se destaca pelo trabalho em rede com a realização periódica de capacitações em diferentes especialidades médicas, num trabalho de aproximação e estímulo à atualização dos médicos atuantes na rede básica da região.

AMEs

Com a proposta de agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes, desafogando os hospitais gerais que podem se dedicar ao atendimento de urgências e emergências e a realização de cirurgias mais complexas, os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) são unidades de alta resolutividade que oferecem consultas com especialistas, exames e, em algumas unidades, pequenas cirurgias em um só local.

“O objetivo dos AMEs é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados”, explica o secretário da Saúde, José Henrique Germann.

Serviço

Feira de Saúde do AME Bauru em comemoração aos nove anos da unidade

Data e hora: Quinta-feira, 31 de janeiro, das 9h às 15h

Local: Rua Rubens Arruda, quadra 7, s/nº (ao lado do Pronto Socorro Central Municipal) – Bauru/SP

Serão oferecidos serviços de: avaliação dermatológica, teste de glicemia, orientação nutricional, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) e ginástica laboral.

O evento é gratuito e aberto a toda a população.

Da Secretaria da Saúde