Alunos selecionados para o Intercâmbio do Centro Paula Souza embarcam nesta semana

Turmas seguem para Nova Zelândia, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e Chile a partir desta quinta-feira, 29, com todas as despesas pagas

seg, 26/05/2014 - 17h41 | Do Portal do Governo

Nesta semana, 140 alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, selecionados para o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, irão para o exterior estudar uma língua estrangeira durante um mês. Juntamente com os estudantes, dez professores e funcionários do Centro Paula Souza viajarão para atuar como monitores, além de frequentar o curso.

A primeira turma a embarcar segue para Auckland, na Nova Zelândia, nesta quinta-feira, 29. No sábado, os estudantes embarcam para Estados Unidos (San Diego, Washington e São Francisco), Inglaterra (Londres) e Argentina (Córdoba). No dia 1º de junho, a última turma vai para Santiago, no Chile.

Confira a lista completa de embarque, por município, Etec/Fatec e destino

Os selecionados são os melhores alunos de cada Etec e Fatec (consideradas nota e frequência) entre os que concluíram o último módulo do curso em 2013. Eles passarão quatro semanas no país onde ocorrerá o curso, matriculados em aulas compatíveis com seu nível de aprendizado daquela língua. Neste ano, o valor do investimento do Estado no programa é de R$ 15,5 milhões.

Os participantes viajam com todas as despesas pagas: curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte e seguro saúde. Devem arcar apenas com custos de passaporte e visto. A empresa responsável pela viagem é a Terramar, vencedora da licitação.

Oportunidade

Para alguns alunos, o intercâmbio é a oportunidade de aprender uma língua, além de conhecer um país estrangeiro. Fabiano Hilario, formado em Agenciamento de Viagens pela Etec Aristóteles Ferreira, de Santos, disse que essa viagem é um sonho sendo realizado: “Corri atrás disso durante o curso, quero aproveitar ao máximo e conhecer outra cultura”, contou.

No caso do professor de Biologia e Ciências Ambientais da Etec Rodrigues Abreu, de Bauru, Gustavo Fonseca, o programa vai contribuir para seu aperfeiçoamento profissional, considerando que a língua estrangeira é um dos requisitos para o mestrado que está cursando: “Além de desenvolver atividades com os alunos, vou ter a possibilidade de obter proficiência em inglês”, explicou.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em cerca 300 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 221 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 67 mil.

Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3362 / 3363