Alunos e professores da Fatec Catanduva desenvolvem bancada multidisciplinar

Versátil, a bancada poderá ser usada em diversas disciplinas do curso superior tecnológico de Automação Industrial

ter, 15/08/2017 - 10h13 | Do Portal do Governo

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) uniu 14 alunos e 5 professores da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Catanduva em torno do desenvolvimento de uma bancada multidisciplinar de hidráulica. Depois de cerca de um ano, o projeto ficou pronto para ser usado em todos os módulos do curso superior tecnológico de Automação Industrial.

Versátil, a bancada poderá ser usada em diversas disciplinas, como fenômeno dos transportes, hidráulica, sensores e instrumentação, redes industriais, sistemas de controle, sistemas supervisórios, entre outras. A criação possibilita o estudo de perda de cargas, medição de pressão e vazão, controladores lógicos programáveis, redes industriais, sistemas supervisórios e curvas de bombas d’água.

A proposta para o projeto surgiu em uma reunião realizada no primeiro semestre de 2016, com os alunos do quarto módulo do curso de Automação Industrial do período noturno. A intenção era desenvolver um equipamento, a partir de uma bancada existente no mercado, como TCC para o final do primeiro semestre deste ano. Para concretizar a ideia, os estudantes contaram com investimento de oito empresas da região no valor total de R$ 60 mil.

O trabalho foi dividido em cinco grupos, cada um responsável pelo desenvolvimento de uma área do projeto e pela busca de recursos para aquisição dos itens.

“A bancada poderá ser utilizada por diversos alunos simultaneamente e poderá ser controlada de modo local ou remoto”, afirma o professor Osvaldo Ishizava, responsável pela área do projeto mecânico. “Os instrumentos estão conectados a um controlador lógico programável (CLP), por meio de rede de comunicação de dados com dispositivos de redes industriais e sistema de supervisão.”

Os grupos que construíram a bancada ficaram divididos da seguinte maneira:

Projeto dos medidores de vazão de placa de orifício e rotâmetro – Alunos Aguinaldo José Pedrozo, Eric Alex Franco e Valmir Laudelino Zanzeri, orientados pelo professor Márcio H.D. Marques e coorientados pela professora Gisele Baldissera

Projeto do medidor de vazão tubo de Pitot – Alunos Diogo Santana Dala Rosa, Júlia Guimarães Simões de Lima e Paulo Sérgio Palota, orientados pelo professor Márcio H.D. Marques e coorientados pela professora Gisele Baldissera

Projeto mecânico da bancada e perda de cargas – Alunos Chrystian Scardua Carneiro, Cristiano Pereira de Vasconcelos e Flávio Antonio Alves, orientados pelo pelo professor Osvaldo Ishizava e coorientados pela professora Gisele Baldissera

Projeto do medidor de vazão tubo Venturi – Alunos Dimas Renato Esteves e Wendel Wilson Torres, orientados pelo professor Osvaldo Ishizava e coorientados pela professora Gisele Baldissera

Projeto do sistema de controle – Alunos Elienaldo Anacleto da Costa Santos, Elias Ferreira de Souza e Fábio Aparecido Machado, orientados pelo professor Deoclides de Almeida e coorientados pelo professor Tácio L.S. Barbeiro

Do Centro Paula Souza