Alunos do Centro de Estudos de Línguas são selecionados para intercâmbio no Japão

Serão 15 dias na cidade de Osaka com jovens de outras nove nacionalidades

ter, 03/06/2014 - 14h50 | Do Portal do Governo

Três alunos de unidades do Centro de Estudos de Línguas (CELs) da Secretaria da Educação participarão de um intercâmbio cultural de 15 dias no Japão. Os estudantes concorreram com jovens de todo o país e obtiveram destaque no processo seletivo, conquistando três das quatro vagas oferecidas ao Brasil pela Fundação Japão.

André Hiroki Suyama Tsuji, aluno do CEL Alexandre de Gusmão, na capital; Letícia Arruda, aluna do CEL Monsenhor Sarrion, em Presidente Prudente; e Gabriela Inácio da Silva, aluna do CEL Professora Júlia Macedo Pantoja, também na capital paulista, embarcam no dia 19 de junho. Eles seguirão para a cidade de Osaka, onde se unem com jovens da China, Mongólia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã, Índia e Rússia no intercâmbio.

Os estudantes vão frequentar o Centro Internacional de Kansai para ter aulas sobre a língua nativa, sociedade, cultura japonesa e também visitar locais históricos com guias locais.

Centro de Estudo de Línguas

Os Centros de Estudo de Línguas (CELs) proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Atualmente, a Educação conta com mais de 200 CELs, que oferecem aula de sete idiomas: espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim.

Intercâmbio Internacional

A Secretaria da Educação também oferece aos jovens a oportunidade de realizarem intercâmbio internacional, uma rica formação cultural e também pessoal. Em novembro, 219 jovens matriculados nos Centros de Estudo de Línguas (CELs) terão a oportunidade de embarcar para um dos três destinos oferecidos pelo projeto: Espanha, França ou Inglaterra. Todas as despesas com curso, passagem, trâmite para a emissão de documentação, acomodação e refeição serão pagos pela Secretaria. Essa é a segunda edição do intercâmbio. Em 2013, 356 alunos da rede estadual compartilharam a mesma experiência na Argentina, Inglaterra e França.

Da Secretaria da Educação