Alunos de rede estadual conquistam 330 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Do total, foram 34 medalhas de ouro, 102 de prata e 194 de bronze

sex, 01/06/2012 - 17h34 | Do Portal do Governo

Os alunos da rede estadual paulista conquistaram 34 medalhas de ouro na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O saldo total alcançado pelos alunos das escolas estaduais de São Paulo na competição foi de 330 medalhas, das quais 34 de ouro, 102 de prata e 194 de bronze. A premiação, que conta com a presença do secretário da Educação, Herman Voorwald, acontece neste sábado, dia 2, às 14h, no Memorial da América Latina.

Voltada a estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas de todo o país, a OBMEP é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da matemática. A 7ª edição da olimpíada, que ocorreu em 2011, contou com a participação de mais de 18,7 milhões de estudantes e 44 mil escolas, dos quais 3,5 milhões de alunos e 5,2 mil unidades da rede estadual paulista.

Além das medalhas, também são concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A OBMEP também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

A organização do evento também premiará os professores e as escolas que obtiverem a melhor pontuação baseada no número de estudantes medalhistas. Um computador portátil com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática será dado a cada um dos 127 docentes mais bem colocados e a 81 escolas premiadas. As unidades escolares receberão ainda um kit de projeção móvel (datashow).

Serviço

Data: Sábado, 2 de junho de 2012
Horário: 14h
Local: Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar – Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo/SP

Confira a relação dos alunos da rede estadual vencedores da 7ª OBMEP

Da Secretaria da Educação