Alunos de Etec pretendem revelar curiosidades de Santos via QR Code

A ideia consiste na aplicação de adesivos e instalação de totens em ruas, praças e pontos turísticos

qua, 24/01/2018 - 18h14 | Do Portal do Governo

Saiba o que poucos sabem. Mais que um slogan, essa frase representa um desafio para três estudantes do curso técnico de Agenciamento de Viagem da Escola Técnica Estadual (Etec) Aristóteles Ferreira, de Santos. Eles encontraram na tecnologia QR Code uma possibilidade de levar informações atualizadas e curiosidades históricas sobre diferentes pontos da cidade a moradores e turistas.

A ideia consiste na aplicação de adesivos e instalação de totens em ruas, praças e pontos turísticos. Cada totem teria dois metros de altura e formato de ponto de interrogação na cor vermelha, com um QR Code para as pessoas acessarem, via celular, textos, fotos, vídeos e áudios sobre fatos marcantes e personalidades que fizeram parte da história do local.

Apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelos estudantes Nelson de Almeida Melão, Thaís Renata Aluotto Araújo e Vera Lucia Leal Ramos, orientados pela professora Ana Paula Martins dos Reis, o projeto recebeu o nome de Só Curiosidades.

“As pessoas andam pelas ruas e não fazem ideia de como foi a evolução daquele local, por que uma praça recebeu tal nome e tantas outras informações que poderiam ajudar a enriquecer o conhecimento sobre a cultura da cidade”, afirma Vera, uma das autoras do projeto. Ela conta que o grupo trabalhou durante um ano e três meses em pesquisas, elaboração de conteúdo e desenvolvimento do sistema. “O projeto poderia ser implantado em qualquer cidade do mundo, com apoio de parceiros interessados em utilizar o sistema como espaço para fazer anúncios”, explica.

Desafio Inova

O projeto Só Curiosidades foi um dos vencedores do Prêmio Eseg de Gestão 2017 e agora está entre os 36 trabalhos de Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) finalistas da quinta edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. O concurso tem como objetivo fomentar a pesquisa aplicada e a geração de modelos de negócios, estimulando o surgimento de novas startups.

Os alunos participarão do evento de premiação Melhor dos Melhores, previsto para ocorrer em março, na sede do Centro Paula Souza, na capital. Serão premiados os primeiros colocados de cada uma das 12 categorias do desafio, além do melhor projeto. Saiba mais

A proposta dos estudantes da Baixada Santista também foi um dos destaques da 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Em novo formato, totalmente virtual, os projetos da edição 2017 da mostra continuam disponíveis na internet. Veja o estande do Só Curiosidades na Feteps.

Do Centro Paula Souza