Alunos de Etec assinam a produção do making of do Festival de Curtas

Turma da Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho foram convidados a atuar na 26ª edição da mostra de cinema

qui, 27/08/2015 - 9h03 | Do Portal do Governo

A Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho foi convidada a registrar os bastidores do 26º Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo. Os estudantes do curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo foram convidados pela organização do evento, realizado pela Kinoforum, para encabeçar uma das ações que integram a programação paralela envolvendo instituições de ensino.

“Em todas as edições a gente faz uma espécie de rodízio entre as escolas parceiras e, desta vez, sentimos essa vontade de nos aproximar da Etec, de trazer esses jovens para mais perto da gente”, conta uma das organizadoras do festival, Lara Lima.

Cerca de 20 alunos compõem as três equipes que fazem a cobertura do festival, que começou no dia 19 e se estende até o próximo domingo, 30. Além de gravar, os estudantes são encarregados de editar o material. Eles receberam um cronograma e uma grade dos pontos altos da programação para não deixar passar nada importante. “Eles estão animados, registrando tudo. Está sendo superbacana”, afirma Lara.

As atividades são acompanhadas de perto pela coordenadora do curso de Produção de Áudio e Vídeo, Débora Bolzan, e pelos docentes Felipe Neves e Rodrigo Sousa. Para a professora, o convite foi uma honra e o grupo está trabalhando firme para dar uma resposta à altura.

“Tudo isso é de extrema importância para nós. O festival está reconhecendo os futuros produtores, diretores e profissionais da sétima arte. E estão enxergando neste meio também os alunos das Etecs”, diz Débora.

Noite de Kino

Os estudantes participaram ainda da competição Noite de Kino, atividade realizada entre 12 instituições de ensino. Cada equipe fez um curta-metragem em 72 horas. A equipe da Etec teve 4 componentes. O tema deste ano era ir e vir. “Eles criaram uma mistura de cinema experimental com documentário, produzido em fotofilme”, explica Débora, que ficou satisfeita com o curta Vão. “Me pareceu inovador e desafiador.”

Os alunos da Etec também têm a oportunidade de exibir seu trabalho como jovens cineastas. O curta Ciclo Urbano, produzido durante um trabalho de conclusão de curso, foi exibido no último final de semana, em sessão ao ar livre, na Praça Roosevelt. O filme apresenta a bicicleta como uma alternativa para fugir do trânsito das grandes cidades. Mobilidade urbana é o tema do festival neste ano.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 73 mil.

Do Centro Paula Souza