Alunos de Etec aprendem a fazer sorvetes com mestre da gelateria e equipamentos de ponta

Aulas que acontecem hoje e amanhã são destinadas aos estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e Eventos

qui, 21/05/2015 - 14h45 | Do Portal do Governo

Alunos da Etec Santa Ifigênia, localizada na região da Luz, centro da capital, estão aprendendo a fazer sorvetes com o mestre Frederico Jardim Samora. São duas turmas que, entre hoje, 21, e amanhã, 22, vão descobrir como são feitos sorvetes à base de frutas e de leite.

Com larga experiência em gelateria, Samora é vice-presidente da Associação Brasileira de Confeiteiros e Sorveteiros do Brasil (Abraces), parceira do Centro Paula Souza na iniciativa. As aulas são destinadas aos estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e Eventos.

Ao know-how do professor junta-se o equipamento de ponta disponível na Etec. As máquinas para fabricação de sorvetes foram doadas ao Centro Paula Souza por empresas italianas, por meio de um convênio com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), tradicional escola de enogastronomia italiana.

Implantada no segundo semestre de 2012, a Etec conta ainda com fornos combinados, fornos elétricos, refrigerador, fogões, freezer e modeladora de pizza, distribuídos nos cinco laboratórios, sendo 3 de Cozinha, 1 Cozinha de Demonstração e 1 de Panificação, Doçaria e Chocolataria.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais 300 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 73 mil.

Do Centro Paula Souza