Alunos de escola estadual da capital vencem concurso do Ministério da Justiça

Estudantes foram premiados por curta-metragem que aborda a prevenção ao uso de álcool entre crianças e adolescentes

sex, 29/06/2012 - 15h31 | Do Portal do Governo

O filme “Você tem Opção”, produzido pelos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Raul Poletto, localizada no Jardim Ângela (zona sul de São Paulo), foi eleito o melhor curta-metragem da região Sudeste do Brasil no concurso cultural promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ). Os vencedores ganharam R$ 3 mil.

Assista aqui

Entre os 398 projetos inscritos na categoria vídeos, a criação desenvolvida pela escola estadual destaca os danos causados pela ingestão de álcool na infância e na adolescência. A atividade contou com a participação de 11 alunos e foi coordenada por Cleide Roberta Xavier Santos, educadora do programa Escola da Família.

O estudante Caique dos Santos Souza, 17 anos, matriculado na 2ª série do Ensino Médio, e a coordenadora Cleide foram a Brasília nesta semana receber o prêmio em nome do grupo envolvido na atividade.

O trabalho foi desenvolvido, em setembro de 2011, dentro do Movimento Pé no Chão, projeto-piloto implantado pela Secretaria da Educação do Estado e parte integrante do Programa de Prevenção ao Uso de Álcool entre Crianças e Adolescentes, do Governo de São Paulo. No decorrer do projeto, educadores realizaram oficinas sobre prevenção ao uso do álcool para que os estudantes atuassem como multiplicadores da ação.

Segundo Gislaine Cordeiro de Alcantara, diretora da Escola Estadual José Raul Poletto,a repercussão da iniciativa pode ser mensurada pela melhora do comportamento dos estudantes. “Essa atividade de criação possibilita que os alunos ampliem o desenvolvimento pessoal e exerçam uma influência positiva na comunidade”, relata.

A etapa final da iniciativa foi marcada pela elaboração do material audiovisual. “A obraremete ao tempo do cinema mudo e é apresentada em preto e branco. Os alunos aparecem caracterizados como clowns e o roteiro faz uma sátira ao consumo excessivo de álcool”, contextualiza Gislaine.

Para o aluno Caique dos Santos Souza, um dos idealizadores do curta e representante dos estudantes em Brasília, a iniciativa ajuda a conscientizar os jovens sobre o consumo de bebidas alcoólicas. “Durante o desenvolvimento do projeto recebíamos orientações, elaborávamos cartazes e discutíamos a influência negativa do álcool. As ações mobilizaram todos os alunos da escola”, conta.

Da Secretaria da Educação