Alunos das Fatecs vão estudar nos Estados Unidos com bolsas Fulbright

Os estudantes embarcarão entre julho e agosto e vão passar um ano em instituições norte-americanas de ensino superior tecnológico

sáb, 23/06/2012 - 12h11 | Do Portal do Governo

Das 40 bolsas de estudos oferecidas para tecnólogos de todo o país pelo Programa Fulbright de Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil, 15 foram conquistadas por alunos das Fatecs São Paulo, Zona Leste, Zona Sul, Carapicuíba, Lins e Jahu.

Os estudantes contemplados devem embarcar entre julho e agosto de 2012 e vão passar um ano em instituições norte-americanas de ensino superior tecnológico, os Community Colleges, localizados em cidades como Washington, São Francisco, Bellingham (Washington), Bethlehem (Pensilvânia), Toledo e Findlay (Ohio) e Davenport (Iowa).

Além do curso, a bolsa inclui passagem de ida e volta aos Estados Unidos, alojamento, alimentação, taxas escolares, auxílio mensal e seguro saúde.

Entre os 1.800 tecnólogos que iniciaram o processo de inscrição para o intercâmbio, apenas 300 completaram todas as etapas e 40 foram aprovados. A seleção consistiu em entrevistas realizadas em português e inglês, questionário, histórico escolar, exame de inglês Toefl, entre outros critérios.

A previsão para abertura de novas inscrições para bolsas é agosto de 2012.

Alunos das Fatecs que vão para os Estados Unidos:

Aline Godoi Sertori (Fatec São Paulo): Business Management and Administration (Administração)
Amanda Guilhermino Teixeira (Fatec São Paulo): Administração
Barbara Custodio Genari (Fatec São Paulo): Tourism and Hospitality Management (Turismo)
Bruna França Rizzi (Fatec São Paulo): Administração
Bruno Alves Pimentel (Fatec de Carapicuíba): Information Technology (Tecnologia da Informação – TI)
Cinthia Dias Leite (Fatec São Paulo): Administração
Danilo Françoso Tedeschi (Fatec de Lins): TI
Esther de Viveiro (Fatec São Paulo): TI
João Paulo Grassi (Fatec Jahu): TI
Jonatas Esteves Silvério (Fatec Zona Leste): TI
Júlia Helena Ortega Abdul Ghani (Fatec São Paulo): Turismo
Julio Renan Cruz (Fatec Zona Sul): Administração
Ligia Macedo Ferreira (Fatec São Paulo): Administração
Orlando Braga de Brito Jr. (Fatec São Paulo): Turismo
Ricardo Hyoiti Guiatoko (Fatec São Paulo): TI

Programa Fulbright

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América oferece bolsas de estudos para estudantes de graduação, de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais em todas as áreas do conhecimento. Até hoje, 3.000 brasileiros puderam estudar e viver nos Estados Unidos e 2.700 norte-americanos vieram fazer o mesmo no Brasil.

Foi estabelecido em 1946, por lei de autoria do Senador J. William Fulbright, com o objetivo de ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e a de outros países. No Brasil, o programa teve início em 1957.

No mundo, foram concedidas mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

Do Centro Paula Souza