Alunos das Etecs são premiados na 5ª Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

Iniciativa da Academia de Estrasburgo, na França, a competição tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pela matemática a partir do trabalho colaborativo na solução de problemas

seg, 15/06/2015 - 19h21 | Do Portal do Governo

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) conquistaram 24 medalhas na quinta edição da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF). Foram 1 de ouro, 6 de prata e 17 medalhas de bronze.

Iniciativa da Academia de Estrasburgo, na França, a competição tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pela matemática a partir do trabalho colaborativo na solução de problemas.

Representada pelos alunos do terceiro ano do curso técnico de Mecatrônica integrado ao Ensino Médio, a Etec Martin Luther King, localizada no bairro do Tatuapé, foi a única escola pública da capital medalhista de ouro na competição.

“Além de exercitar a parte acadêmica, o estudante desenvolve a solidariedade e o trabalho em grupo”, explica Ieda Guimarães Cardoso, diretora da unidade, ao destacar alguns objetivos do evento. “Daí a importância da participação na olimpíada, que pode ser um diferencial na vida profissional.”

Criada em 1990, a MSF é a sessão brasileira do Mathématiques Sans Frontères, uma competição interclasses para estudantes dos Ensinos Médio e Fundamental. No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC), com o apoio do consulado da França e da Universidade Metodista de São Paulo.

– Confira as Etecs que ganharam medalhas de ouro, prata e bronze (as unidades aparecem por ordem de município)

Do Centro Paula Souza