Alunos das Etecs conquistam mais de 3.800 vagas em universidades e faculdades públicas

Com 150 ex-alunos aprovados no processo seletivo, a Etec Conselheiro Antônio Prado, de Campinas obteve o melhor resultado neste ano

qui, 16/03/2017 - 9h10 | Do Portal do Governo

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) repetiram o bom desempenho nos vestibulares de instituições públicas de Ensino Superior. De acordo com levantamento realizado neste primeiro semestre, os alunos conquistaram 3.842 vagas em universidades conceituadas no Brasil e no exterior. Ao todo, 151 unidades do Centro Paula Souza participaram da pesquisa.

Com 150 ex-alunos aprovados no processo seletivo, a Etec Conselheiro Antônio Prado, de Campinas obteve o melhor resultado neste ano. Em seguida aparecem a Etec São Paulo, com 133, e São José do Rio Preto, com 117.

Vários dos estudantes que passaram pelas unidades do Centro Paula Souza puderam escolher entre algumas das melhores universidades do país. Depois de responder centenas de questões nos vestibulares, Gustavo Moura precisou se decidir entre o curso de Ciências Econômicas da USP, Unicamp e UFPR (veja as siglas na tabela). “Fiquei realmente em dúvida e tive de pesquisar alguns critérios. Escolhi a USP pelo melhor índice de empregabilidade e também porque sempre quis estudar e morar em São Paulo”, conta. Gustavo foi aluno da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba.

Caso semelhante foi o de Noemi Umezaki, que se matriculou na Unesp, em Engenharia Civil, mas também passou na Unicamp e na USP. “Além das aulas na Etec, estudei assistindo vídeoaulas na internet. Mas só estudava quando tinha tempo, pois estava fazendo o Técnico de Edificações”, afirma. Ela fez o curso na Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes. Já Matheus Soares Oliveira conta que estudou bastante no Ensino Médio. Ele precisou escolher entre Unesp, UFRRJ e Unicamp. “Foram aproximadamente dez horas de estudos por dia”, conclui o ex-aluno da Etec de Itaquaquecetuba.

Os cursos de graduação tecnológica das Fatecs também integram a relação: mais de 459 estudantes foram aprovados no último Vestibular.

Do Centro Paula Souza