Alunos da rede pública podem ter até 15% de bônus no vestibular da Fuvest

Estudantes inscritos no Pasusp também poderão fazer o exame gratuitamente

qua, 25/07/2012 - 16h36 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), que concede bônus de até 15% aos alunos de escolas públicas do país, de acordo com o desempenho na 1ª fase do exame da Fuvest. Para obter o bônus é necessário que o estudante esteja matriculado no 2º ou no 3° ano do Ensino Médio na rede pública e que tenha cursado integralmente os outros anos do Ensino Médio e o Ensino Fundamental em instituições públicas. Do total dos 15% de bônus, até 5% são para os alunos do 2° ano, que acumularão o benefício para o ano seguinte, e até 10% para os do 3° ano.

Os estudantes do 2° ano já receberão 2% do bônus ao se inscreverem e realizarem a prova. Se os candidatos conseguirem atingir 40 dos 90 pontos possíveis, receberão mais 3% de bônus, que podem ser utilizados no ano seguinte, quando prestarem o vestibular. Quando esse aluno estiver no 3° ano, o teto da bonificação será de até 10%, conforme o número de pontos alcançados na primeira fase.

A inscrição não tem custo e deve ser feita pelo portal www.fuvest.br até o dia 15 de agosto. Após o envio da documentação solicitada, o aluno deve se inscrever, também gratuitamente, para o vestibular da Fuvest, de 24 de agosto a 10 de setembro, no mesmo endereço eletrônico.

A prova da 1ª fase da Fuvest será realizada no dia 25 de novembro. O exame, com cinco horas de duração, possui 90 questões de múltipla escolha (testes com 5 alternativas) e abrange as disciplinas do Ensino Médio: português, matemática, química, física, biologia, história, geografia e inglês. O gabarito da prova e a pontuação de cada inscrito serão publicados no site da Fuvest e podem ser acessados com o número do CPF e a senha utilizados no cadastro.

Ações antes e depois do ingresso na USP

O Pasusp faz parte do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que reúne iniciativas para ampliar o acesso e a permanência do aluno de escola pública na universidade. A intenção do programa é incentivar os estudantes a ingressar em uma universidade pública, assim como aumentar suas chances de acesso à instituição. O desempenho na prova aplicada pela Fuvest é convertido em bônus no vestibular e, após o ingresso, em bolsas de apoio à permanência do aluno, como moradia, transporte e alimentação financiados pela USP.

Para mais informações sobre o Pasusp acesse o site do www.prg.usp.br/site e clique em “Avaliação Seriada Pasusp”. Dúvidas também podem ser esclarecidas por meio do telefone (0/xx/11) 3091-3288, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira; ou por mensagens que devem ser endereçadas ao e-mail pasusp@gmail.com.