Alunos da rede passam por avaliação de aprendizagem

Participam da avaliação estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

ter, 14/07/2015 - 15h25 | Do Portal do Governo

A partir de agosto, mais de 3 milhões de alunos da rede estadual de ensino vão participar da Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP). A prova, direcionada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, pretende diagnosticar as habilidades de aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, além do desempenho em redação.Cada escola irá definir os dias de aplicação das provas, entre 3 a 8 de agosto. O exame é dividido em questões dissertativas e de múltipla escolha. Ao todo, 15 questões para o Ensino Fundamental e Médio.

A avaliação inclui conteúdos e habilidades também propostas pelo Currículo Oficial do Estado de São Paulo, Caderno do Aluno e do Professor: Língua Portuguesa, Matriz de Referência para a Avaliação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), Prova Brasil e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“A Avaliação de Aprendizagem em Processo é um importante instrumento de apoio ao currículo. Com ajuda da prova é possível, com maior precisão, diagnosticar as fases do aprendizado dos estudantes e as eventuais defasagens de crianças, jovens e adultos matriculados na rede. A orientação é que as provas sejam aplicadas logo após o recesso de julho e norteiem as ações do próximo semestre”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Aventuras Currículo+

Alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental, já contam, desde abril, com um novo programa de reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática. O programa Aventuras Currículo+ foi indicado para cerca de 225 mil estudantes com dificuldade de aprendizado.

Em formato de game, o programa propõe que cada participante “defenda” o planeta Terra de uma invasão alienígena. Para isso, eles utilizam operações matemáticas e tópicos de gramática para cumprir as missões e avançar. Ao final de cada fase, são produzidos relatórios que apontam os acertos e as dificuldades encontradas pelos estudantes.

Da Secretaria da Educação