Alunos da rede estadual participam de mutirão de exames oftalmológicos neste sábado

Após consultas em unidades de saúde conveniadas ao programa Visão do Futuro, os estudantes que precisarem ganharão óculos

sáb, 30/06/2012 - 9h01 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 30 de junho, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza, em parceria com a Secretaria da Saúde e o Fundo Social de Solidariedade, o quarto mutirão do programa Visão do Futuro de 2012 voltado a alunos do Ensino Fundamental das escolas estaduais da capital. A estimativa é que 870 estudantes, com idades entre 6 e 7 anos, passem por consultas oftalmológicas nas unidades de saúde conveniadas. Ao longo deste ano, a ação deve contemplar mais de 20 mil alunos da rede estadual.

A ação acontece das 8h às 17h na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na Vila Mariana, e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Leste – Santa Marcelina, em Itaquera.

Na Escola Estadual Henrique Dumont Villares, no Jaguaré, o aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, Davi Henrique de Jesus dos Reis, passou no mutirão do ano passado e foi diagnosticado com miopia e astigmatismo. A mãe do estudante, Ana Cristina dos Reis, afirma que “após começar a fazer uso dos óculos, a criança melhorou nos estudos. A melhora foi principalmente na disciplina de português que requer mais leitura”. A professora da sala de aula de Davi notou que ele poderia ter algum distúrbio na visão e o encaminhou para o mutirão. Na consulta foi confirmado o diagnóstico. “Lá ele pode escolher sozinho o modelo dos óculos que usaria e isso é muito bacana. Os médicos interagem o tempo todo com as crianças,” complementa Ana Cristina.

A professora-coordenadora da escola confirma a evolução nos estudos do garoto. “O uso dos óculos contribuiu muito para os estudos do Davi. Agora, ele quer ler tudo ao seu redor. Lê contos para nós e escreve bilhetes para os pais”, explica Maria Rita Santana da Silveira.

Outro exemplo da importância do programa é o caso de Beatriz Santos Vagas, aluna da Escola Estadual Professor Norberto Alves Rodrigues, no Jardim Mazza. A garota foi diagnosticada com miopia, no mutirão de 2010. A mãe da estudante, Evanete de Jesus Santos, comenta que “ela não conseguia copiar as lições que a professora passava na lousa, pois enxergava tudo embaçado. A dificuldade foi identificada na escola e confirmada após exames no Visão do Futuro. Com o uso dos óculos que ganhou, seu rendimento escolar aumentou”.

Mutirão

Os alunos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento gerada pelo sistema Visão do Futuro da Secretaria da Educação. Os estudantes e seus pais terão transporte e lanche fornecidos pela Pasta.

Durante os mutirões, as crianças terão o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família que desenvolverão atividades lúdicas e de orientação ao longo do percurso e na unidade de saúde.

Todos os estudantes encaminhados para o mutirão passaram por testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados. Na triagem, foram selecionados os que apresentaram dificuldades para leitura. Também foram encaminhados para as consultas os alunos que já usam óculos há mais de um ano. Após a avaliação, caso haja necessidade, as crianças receberão gratuitamente óculos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Sobre o programa Visão do Futuro

Criado em 2009 pelo Fussesp em parceria com as secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde, o programa Visão do Futuro é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos da rede pública. O objetivo é oferecer aos estudantes melhores condições de estudo e de qualidade de vida.

O programa é destinado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede estadual e municipal, com idades entre 6 e 7 anos.

Da Secretaria da Educação