Alunos da rede estadual ganham mais autonomia com clubes juvenis

Grupos criados e comandados pelos próprios estudantes exploram a criatividade nas escolas

seg, 20/06/2016 - 17h29 | Do Portal do Governo

No período da tarde, nas escolas de Ensino Integral, é comum ver grupos de alunos dedicados às mais diversas atividades. Clubes juvenis de teatro, xadrez, fotografia, culinária e até youtubers. A iniciativa é uma das peças-chaves do programa de expansão de jornada da Educação, hoje presente em mais de 400 unidades. O principal objetivo é incentivar o protagonismo juvenil. Por isso, eles têm autonomia para planejar e organizar os próprios clubes e atividades.

Foi exatamente o que fez Kayuan de França, aluno da E.E. Ayres de Moura, na capital, e presidente do clube juvenil “Fashion Week”. Sempre curioso em saber mais sobre a história da moda, tendências e a influência na vida das pessoas, Kayuan decidiu fundar o clube e compartilhar ideias. Com a ajuda da vice-diretora, desenvolveu as atividades do clube que vão além da história e evolução dos estilos. Aulas de modelagem, desenho e técnicas de customização também fazem parte do cronograma do clube.

No oeste paulista, em Presidente Prudente, foi a paixão pelos games que uniu os alunos da E.E. Oracy Matricardi. Por lá não é apenas um, mas são dois clubes sobre o tema. No “Legião Games”, eles discutem jogos do presente e passado. Já o pessoal do “Youtubers Games” se reúne para conversar e aprender sobre os vídeos disponíveis no youtube. A expectativa é que no próximo semestre seja tirada do papel a ideia de um campeonato.

A proposta do modelo de Tempo Integral é oferecer ao aluno uma aprendizagem completa. Para isso, a programação de aula chega a nove horas diárias, incluindo, além do clube juvenil, disciplinas obrigatórias e eletivas, pesquisa científica e elaboração de projeto de vida.

Da Secretaria da Educação