Alunos da Fatec Tatuí criam software de assinatura digital em prontuário médico

Aplicativo dispensa o carimbo médico e garante a veracidade do documento

dom, 17/06/2012 - 17h54 | Do Portal do Governo

Dois alunos do curso de Gestão em Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Tatuí desenvolveram um aplicativo pioneiro para a certificação digital de prontuários médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foi concebido através de uma parceria com a empresa de tecnologia Global Data.

Luís Carlos Martins, de 29 anos, e Eduardo Dante Pizorno, de 30 anos, criaram um aplicativo que valida documentos digitais como oficiais. Na prática, isso dispensa o carimbo médico e garante a veracidade do documento. A assinatura digital é um resumo criptografado do documento, obtido a partir de um mecanismo que só pode ser validado por meio de um CPF ou CNPJ eletrônico. O software também pode ter outros usos, como a autenticação de documentos via internet.

O produto desenvolvido pelos estudantes custa cerca de 40% a menos do que as tecnologias disponíveis no mercado. Os jovens estão montando a própria empresa e pretendem vender para outros munícipios do Estado de São Paulo e do Brasil. Algumas cidades no Rio Grande do Sul já demonstraram interesse em comprar o aplicativo.

Para Luís Carlos Martins, o relacionamento que a Fatec Tatuí mantém com empresas traz bastante conhecimento e possibilidade de novos projetos. “A princípio era mais um projeto extracurricular, não sabíamos que seria tão inovador”, conta.

O software foi inserido no sistema Data Health – Prontuário Eletrônico e Gerenciador de Saúde da Global Data para gestão e atendimento na área de saúde. Os municípios de Tatuí, Cerquilho, Pereiras, Porangaba, Angatuba, Cajamar, no Estado de São Paulo, e São Bento do Sul, em Santa Catarina, já contam com a certificação digital. Outras cidades também preparam-se para aderir ao sistema, como Boituva e Botucatu.

Do Centro Paula Souza