Alunos da Fatec São Paulo realizam mapeamento de pontos turísticos em Santo André

O objetivo da atividade é que os estudantes exercitem o conhecimento adquirido em sala de aula, sob orientação de professores

qua, 25/03/2015 - 18h39 | Do Portal do Governo

Um grupo de estudantes do curso de graduação tecnológica de Gestão em Turismo da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, na capital, está colaborando na preparação do inventário da oferta turística de Santo André, cidade do ABC, Região Metropolitana de São Paulo. O projeto servirá de base para o planejamento do município.

Iniciado em 2014, o trabalho é realizado em duas etapas. Na primeira foi feita uma pesquisa para levantar e mapear equipamentos e serviços turísticos locais. Na segunda etapa, atualmente em andamento, os alunos vão a campo para aplicar formulários específicos e coletar os dados dos estabelecimentos.

O objetivo da atividade é que os estudantes exercitem o conhecimento adquirido em sala de aula, sob orientação de professores, explica André Luiz Braun Galvão, coordenador do curso de Gestão em Turismo da Fatec. “A realização do inventário faz com que o jovem entre em contato direto com o departamento de gestão pública do turismo, uma das possíveis áreas de atuação profissional”, explica Galvão.

O coordenador ressalta também que o trabalho pode ser um diferencial na carreira dos alunos. “Como serão certificados pela Prefeitura de Santo André, eles vão agregar valor ao currículo pela experiência e vivência em áreas diversas, como consultoria, planejamento e gestão do turismo”, complementa.

Após a conclusão do mapeamento, os estudantes farão a tabulação dos dados. Segundo Galvão, existe a possibilidade de renovação da parceria com o município para a elaboração de um diagnóstico e prognóstico com base nas informações levantadas, com propostas para o desenvolvimento turístico local.

Do Centro Paula Souza