Alunos da Fatec São Paulo criam centro de inovação para startups

Equipe do iCenter avalia os projetos com base em critérios como inovação, viabilidade e potencial de mercado

ter, 02/07/2019 - 19h43 | Do Portal do Governo

Em uma sala no saguão principal da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, localizada no bairro Bom Retiro, no centro da capital, funciona o iCenter – um centro de inovação tecnológica aberto à comunidade, criado por estudantes e professores que se mobilizaram para reformar e transformar o local em um ambiente de geração de negócios.

“O iCenter começou há dois anos para auxiliar alunos a desenvolver soluções inovadoras. Com o tempo, a proposta evoluiu, recebeu apoio de parceiros, abriu suas portas ao público e agora temos mais de 100 projetos de startups. Desses, quatro estão operando no mercado”, afirma o professor de empreendedorismo e coordenador do iCenter, Antonio Celso Duarte.

Um dos casos de sucesso é a startup Brain 4 Finance, que presta consultoria na área de planejamento financeiro pessoal, idealizada pelo engenheiro Fernando Alarcon Nogueira. “Conheci o local por meio de um amigo que estudava na Fatec. Eu tinha uma ideia do negócio mas precisava de ajuda para fazer a proposta decolar. Com a mentoria do iCenter, foi possível desenvolver um produto viável e criar uma rede de networking, o que possibilitou ainda a abertura de mais dois empreendimentos. Hoje somos uma equipe de 10 profissionais e atendemos mais de 250 clientes espalhados pelo Brasil”, conta o empresário.

Como participar

O professor explica que qualquer pessoa pode se candidatar para fazer parte do iCenter. Primeiramente, é necessário entrar no site www.icenter.pro.br. No portal, o futuro empreendedor pode assistir a vídeos com dicas sobre como organizar suas ideias e acessar o curso de Canvas na plataforma online do Centro Paula Souza (CPS). O curso ensina como utilizar a metodologia Business Model Canvas para elaboração de modelos de negócios.

Com o plano do empreendimento definido, o interessado deve encaminhar a proposta pelo próprio site. O projeto é avaliado pela equipe do iCenter, que leva em consideração características como grau de inovação, viabilidade técnica e potencial mercadológico. Caso o projeto seja aprovado na etapa virtual, o candidato é convidado para apresentar o pitch pessoalmente e participar de uma sabatina.

Se a proposta for selecionada, o autor receberá suporte de alunos e professores da Fatec, bem como de especialistas do mercado, para elaborar o protótipo com base em conceitos de design thinking e participar de rodadas com investidores. “Além de trabalhar para gerar novas startups, o espaço funciona como um ambiente colaborativo, o que estimula a sinergia entre os empreendedores, formando um ecossistema integrado de inovação”, ressalta Duarte.

Do Centro Paula Souza