Alunos da Fatec Mogi Mirim criam capacete com tecnologia inovadora

O diferencial da peça é a junção de mecanismos que permitem o monitoramento dos movimentos do piloto da moto

seg, 04/02/2019 - 14h56 | Do Portal do Governo

Estudantes do curso de tecnologia em Mecatrônica Industrial da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Mogi Mirim criaram um capacete inteligente capaz de identificar queda de motociclistas e acionar socorro. O Capacete IOT, nome que faz referência ao uso da Internet das Coisas para o desenvolvimento do projeto, foi um dos vencedores da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) 2018.

A ideia dos autores é oferecer mais segurança e socorro imediato para motociclistas envolvidos em acidentes. Antes de desenvolver o produto, os alunos Glebson Francisco e Kleython Rodrigues fizeram uma pesquisa com socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para identificar os problemas encontrados pelo serviço no atendimento de feridos em acidentes.

O desenvolvimento do Capacete IOT teve como foco ampliar o índice de socorro na chamada Hora de Ouro, período logo após os acidentes em que se concentram as maiores chances de cura para casos críticos, uma vez que a demora em contatar o serviço de emergência e em localizar as vítimas aumenta a fatalidade dos acidentes.

Inovação

O diferencial do capacete é a junção de mecanismos que permitem o monitoramento dos movimentos do piloto da moto. O equipamento possui giroscópio, acelerômetro, GPS, sensores e comunicação com a rede de celulares.

“O capacete concentra um sistema de software e hardware capaz de adquirir informações em tempo real acerca do condutor, de modo a detectar situações fora do padrão”, explica o professor Eliandro Rezende da Silva, um dos orientadores do projeto. “Os sensores presentes na peça detectam desaceleração abrupta e rotação do capacete, ligando um sistema de alerta.”

Ao constatar um acidente, o mecanismo dispara um alarme sonoro. Para evitar que serviços de socorro sejam acionados sem necessidade, o usuário tem 30 segundos, a partir do alarme, para pressionar o botão “estou bem” e cancelar a comunicação de emergência.

Os criadores do Capacete IOT estão em fase de pedido de registro de patente, para então buscarem parcerias com fábricas e lojas da região de Campinas e expandir o negócio.

  • Confira o vídeo elaborado pelos alunos que explica o funcionamento da peça.

Do Centro Paula Souza