Aluno da Fatec São Paulo estuda educação ambiental no Japão

Único aprovado da América Latina no concurso da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Hermès Suzuki está fazendo um estágio de aperfeiçoamento técnico

qua, 23/11/2016 - 9h10 | Do Portal do Governo

Por acreditar que a educação e a cultura são os alicerces da preservação do meio ambiente, o estudante do curso de Hidráulica e Saneamento Ambiental da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, Hermès Suzuki, está vivenciando uma experiência que poderá lhe dar um novo olhar para a solução da crise hídrica no Brasil. Único aprovado da América Latina no concurso da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o jovem está desde o início de outubro na província de Yamanashi para fazer um estágio de aperfeiçoamento técnico de educação ambiental e conhecer o sistema de fornecimento de água na região do Monte Fuji.

Antes de viajar, Hermès participou de um rigoroso processo de seleção, durante seis meses, que incluiu provas de redação e entrevistas em inglês e japonês. Descendente de japoneses, ele já havia morado um ano no Japão para estudar computação gráfica, em 2000, o que facilitou sua habilidade com a língua.

“Dessa vez estou conhecendo um país diferente. Geralmente, os estrangeiros querem ver a tecnologia e as tradições japonesas, mas eu estou aqui para descobrir as riquezas de um território que é 70% coberto por mata e montanhas”, afirma.

O estudante conta que quando voltar ao Brasil pretende compartilhar, por meio de palestras em escolas e faculdades públicas, todo o aprendizado que vem recebendo durante o estágio. “A escassez de água está diretamente ligada à falta de educação ambiental existente na nossa cultura”, ressalta. Segundo Hermès, os orientais preservam não só a água mas tudo que existe em torno dela. “Há uma palavra que os japoneses utilizam muito em relação à água que é ‘mamoru’ e significa ‘proteger’. Um termo sagrado, muito comum nos amuletos dos templos”, conta.

A bolsa tem duração de dois meses. Todas as despesas de viagem, hospedagem e ajuda de custo são financiadas pelo governo japonês.

Do Centro Paula Souza