Aluno da Etec Porto Ferreira é aceito em 3 universidades norte-americanas

Hector Roberto Ferronato optou pelo curso de Ciência da Computação da Franklin & Marshall College, localizada em Lancaster, Pensilvânia e recebeu bolsa de 90% para os quatro anos de duração do curso

qua, 24/04/2013 - 17h27 | Do Portal do Governo

Hector Roberto Ferronato tem 18 anos. Em 2011, foi eleito o melhor aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) de Porto Ferreira, o que lhe rendeu uma bolsa de estudos do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza para os Estados Unidos. Por um mês, com tudo pago, estudou inglês e conheceu a cultura local na cidade de Portland, Oregon.

“Foi uma experiência incrível, que abriu a minha mente e me possibilitou aprender o máximo para realizar o sonho de fazer uma graduação nos Estados Unidos”. Sonho que está prestes a tornar realidade: aceito em três universidades norte-americanas, optou pelo curso de Ciência da Computação da Universidade Franklin & Marshall College, localizada em Lancaster, na Pensilvânia. A instituição ofereceu-lhe uma bolsa de 90% para os quatro anos de duração do curso.

Depois de chorar de emoção e comemorar muito, veio a preocupação: apesar de ter garantido 54 mil dólares por ano, os 10% que ainda faltam para completar o valor total, de aproximadamente US$ 61 mil, ainda é muito para a família. Ele conseguiu desconto no valor da matrícula, que ficou em 100 dólares, e agora busca apoio financeiro para pagar a diferença, de 26,8 mil dólares e a passagem para os EUA. “Pode ser total, parcial, algum tipo de parceria, ou até mesmo algumas ideias ou contatos que possam me ajudar”.

“Meu pai é um eletricista autônomo, minha mãe está desempregada e tenho uma irmã de 12 anos. Realmente não temos condição de pagar US$ 6,7 mil por ano. Mas temos fé, esperança e união para batalharmos juntos.”

Desde que voltou do intercâmbio oferecido pelo Paula Souza, o estudante luta pelo seu sonho. Pesquisou sobre o processo seletivo das universidades americanas, inscreveu-se em 12 instituições e, por um ano, dedicou-se intensamente ao processo. Não só estudando, mas também trabalhando para conseguir pagar as inscrições. “Trabalhei duro com meu pai instalando câmeras de segurança e consertando eletrônicos para pagar as etapas do processo e realizar todas as provas necessárias, escrever as dezenas de redações, pagar as taxas de tradução, de inscrição, e tudo mais. Foi difícil, mas consegui fazer tudo, com o apoio de minha família e amigos.”

Projeto socioambiental

Para conseguir a tão sonhada bolsa de estudo, contou muito o trabalho social que Hector sempre desenvolveu e que foi o mote de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Etec Professor Jadyr Salles, em Porto Ferreira, onde se formou em Técnico de Informática. O projeto, iniciado com outros dois colegas, ficou em terceiro lugar na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Fetesp).

“Depois de formados, eu e um dos meus amigos continuamos a trabalhar no projeto”, diz, referindo-se ao colega de Etec Igor Rafael de Paula. Hoje aprimorado e batizado de “O Mundo de Piatã”, o projeto reúne várias iniciativas ambientais, incluindo site, blog e um jogo online que ensina questões ambientais a crianças de 6 a 11 anos, ao mesmo tempo em que diverte. Eles também realizam palestras nas Etecs e demais escolas públicas da região e agora preparam multiplicadores para expandir a proposta para todo o Estado de São Paulo.

Por esse projeto e ações sociais voltadas sobretudo à proteção ao meio ambiente, Hector foi nomeado um dos 30 líderes globais entre jovens do mundo todo que realizam projetos sociais em suas comunidades pela We Are Family Foundation, uma instituição norte-americana sem fins lucrativos que apoia ações que possam melhorar o futuro do planeta. Em março deste ano esteve por uma semana em Nova York, a convite da fundação, que bancou todos os custos, participando de palestras e debates.

“Meu sonho é devolver para o meu país toda a educação e apoio que eu conseguir”, diz o estudante , que planeja usar o conhecimento em Ciência da Computação para fazer da tecnologia uma ferramenta voltada a projetos sociais.

Do Centro Paula Souza