Aluno da Etec de Novo Horizonte conquista terceiro lugar em torneio na Índia

De 17 a 20 de novembro, Ayrton Ramos Munareto competiu com alunos de 30 países em uma série de testes de raciocínio lógico, matemática e jogos de perguntas e respostas

seg, 28/11/2016 - 12h24 | Do Portal do Governo

O estudante Ayrton Ramos Munareto, do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte, conquistou a terceira colocação na competição de habilidades mentais do Festival Internacional de Ciências Quanta, realizado pela City Montessori School, na Índia.

De 17 a 20 de novembro, Ayrton competiu com alunos de 30 países em uma série de testes de raciocínio lógico, matemática e jogos de perguntas e respostas. “O empenho dos professores da Etec me ajudou muito na competição”, ressalta o jovem. “Além do conteúdo básico do curso, eles sempre acrescentam conteúdos extras. Isso foi importante durante os testes que fiz na Índia”, complementa.

Ayrton destaca também que o apoio recebido dos colegas serviu de incentivo e contribuiu para minimizar a saudade que sentiu da família. “Conversamos bastante durante a viagem. Eles me ajudaram a estudar. E isso aumentou minha segurança para fazer as provas.”

Neste ano, o Centro Paulo Souza esteve representado por duas Etecs no Festival Internacional de Ciências Quanta. A unidade de Novo Horizonte levou para o torneio cinco estudantes: Arantcha de Azevedo Sanchez, Ana Carolina de Carvalho, André Urian Magliano, Ayrton Ramos Munareto e Pedro Miguel Pereira, além da diretora da unidade Jussara Alves de Oliveira e das professoras Érika Costa e Jane de Lima.

Já a delegação da Etec Cônego José Bento, de Jacareí, contou com as alunas Bruna Larissa dos Santos, Fernanda de Alencar Barbosa e Giovanna Luiza Almeida, que viajaram acompanhadas pela professora Aline Figueiredo.

Em 2015, duas equipes, das Etecs Martin Luther King e Prof. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, ambas da Capital, participaram do Quanta.

Apesar do trabalho duro e da pressão do torneio, os alunos também tiveram tempo para explorar o novo ambiente e visitaram juntos um dos mais famosos pontos turísticos do mundo, o Taj Mahal.

Do Centro Paula Souza