Aluna da Etec de Tatuí é selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores

Iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos contempla estudantes de escolas públicas com excelente desempenho escolar, fluência em inglês, perfil de liderança e que façam trabalho voluntário

sex, 08/11/2013 - 12h02 | Do Portal do Governo

Amanda Ferraz, 16 anos, estudante do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Salles Gomes, de Tatuí, está entre os 37 selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores 2014.

Realizado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil desde 2002, o programa oferece a alunos brasileiros da rede pública, com idade entre 15 e 18 anos, uma viagem de três semanas aos Estados Unidos. Para participar da iniciativa é preciso ter excelente desempenho escolar, fluência em inglês, perfil de liderança e também prestar serviço voluntário à comunidade. O processo de seleção inclui prova escrita e oral, entrevista pessoal e análise socioeconômica. Mais de 11.500 estudantes de todos os Estados brasileiros concorreram nesta edição. O embarque será em janeiro de 2014.

Na primeira semana da viagem, os embaixadores visitam Washington para conhecer a cidade e os monumentos históricos. A programação inclui também palestras e encontros com lideranças dos setores público e privado.

Na etapa seguinte, divididos em grupo, os jovens vão para casas de famílias americanas, em Estados diferentes. Nas cidades onde ficam hospedados, fazem apresentações sobre o Brasil nas escolas locais.

“Vou conhecer de perto a cultura que já estudei muito aqui no Brasil. Quando voltar, usarei tudo que eu aprender no trabalho voluntário”, diz Amanda. A estudante é colaboradora do Lions Clube Tatuí, instituição beneficente que ajuda comunidades carentes.

Amanda, que concluiu nesse ano o Técnico em Administração na Etec, já sabe o que vai fazer depois do Ensino Médio: “Pretendo entrar na faculdade de Economia,” conta a estudante.

Embaixadores das Etecs

Cinco alunos de Etecs já foram contemplados pelo programa. Apenas em 2012, foram três os escolhidos: Laurence Uehara, da Etec Rosa Perrone Scavone (Itatiba), Luiz Carlos Marques Júnior, da Etec Monsenhor Antônio Magliano (Garça), e Marina Contiero Amoroso, da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia). Em 2008, foi a vez de Raphael Gradinar Coelho, da Etec Jorge Street (São Caetano do Sul). Letícia Vieira Mattos, da Etec Antonio Devisate (Marília), foi selecionada em 2007.

Do Centro Paula Souza