Alimentação e educação são temas de seminário da Fapesp

Encontro organizado pela Fapesp e pela Fundação Bunge reúne especialistas das áreas de Segurança Alimentar e Nutricional e de Avaliação Educacional

dom, 23/09/2012 - 13h15 | Do Portal do Governo

Especialistas das áreas de Segurança Alimentar e Nutricional e de Avaliação Educacional estarão reunidos no dia 1º de outubro em um encontro organizado pela Fapesp e pela Fundação Bunge.

O evento será realizado na sede da Fapesp, entre 9h30 e 16h40, e integra a 57ª edição do Prêmio Fundação Bunge e do 33º Prêmio Fundação Bunge Juventude, que este ano contemplam as áreas de “Avaliação Educacional” e “Segurança Alimentar e Nutricional”. Pela manhã, serão debatidos temas relacionados à educação, como progressão continuada, sistemas de avaliação educacional, o ensino das ciências na América Latina.

À tarde, o foco será na segurança alimentar, com palestras sobre os benefícios funcionais dos alimentos e a inter-relação entre alimentação, nutrição e saúde.

No período da manhã, a professora Debora Cristina Jeffrey, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), contemplada da área “Avaliação Educacional” na edição deste ano do Prêmio Fundação Bunge, na categoria “Juventude”, discutirá o tema da Progressão Continuada como modelo de organização do ensino em ciclos.

O contemplado na categoria “Vida e Obra”, José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), debaterá os sistemas de avaliação educacional e a geração de informações preciosas para a melhoria da educação básica.

O professor Jorge Allende, da Universidade do Chile, relatará suas experiências sobre o ensino das ciências na América Latina, com foco na metodologia de ensino fundado na indagação, que reproduz na sala de aula a maneira como os cientistas criam conhecimento no laboratório.

Um debate reunirá os palestrantes e especialistas da área, como Eduardo Moacyr Krieger, da Fapesp, João Gualberto de Carvalho Meneses, da Universidade Cidade de São Paulo, Cláudia Costin, Secretária da Educação do Município do Rio de Janeiro e José Tadeu Jorge, da Universidade Estadual de Campinas.

À tarde, a pesquisadora Fernanda Abadio Finco, da Universidade Federal do Tocantins – contemplada na categoria “Juventude” do Prêmio Fundação Bunge – falará sobre a inter-relação entre alimentação, nutrição e saúde e sobre os benefícios funcionais que os alimentos podem fornecer em adição à nutrição essencial.

O contemplado na categoria “Vida e Obra” da área “Segurança Alimentar e Nutricional” do Prêmio, professor Malaquias Batista Filho, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, falará sobre a questão alimentar e nutricional que representa uma equação complexa, envolvendo o poder de compra da população, hábitos alimentares, demografia familiar, padrões de doenças e estilos de vida.

A programação será encerrada com o debate entre os palestrantes, o público presente e os professores doutores Adalberto Luis Val, conselheiro da Fundação Bunge e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Sérgio Rupp Paiva, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição e da Universidade Estadual Paulista – Unesp, e Valdemiro Sgarbieri, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Para fazer a inscrição para o Seminário no período da manhã, sobre Avaliação Educacional, acesse www.fapesp.br/7187.

Para inscrição no período da tarde, sobre Segurança Alimentar e Nutricional, acesse www.fapesp.br/7190.

Da Fapesp