Alckmin vistoria obras do Corredor Metropolitano em Nova Odessa

Trecho de 24 km ficará pronto até o final de 2014; obras incluem novos terminais em Americana e Santa Bárbara D’Oeste, além da reforma do Terminal de Nova Odessa

seg, 23/06/2014 - 14h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin vistoriou nesta segunda-feira, 23, as obras do Corredor Vereador Biléo Soares, na avenida Ampélio Gazetta, no município de Nova Odessa. “Nós já estamos com 20% da obra executada. A entrega vai ocorrer parcialmente, ou seja, cada trecho que ficar pronto já vai ser entregue e, até dezembro deste ano, estaremos com tudo concluído”, afirmou o governador.

No total, o trecho Nova Odessa – Americana – Santa Bárbara tem 24 km e beneficiará 220 mil usuários/dia, proporcionando regularidade dos serviços e padrão de conforto, além de integrar as redes municipal e intermunicipal de ônibus. Para o usuário, haverá uma redução média de 15 minutos do tempo de viagem nos 47,4 km totais do corredor – de 75 minutos para 60 minutos. A previsão é de que a velocidade média dos ônibus aumente 17%.

Obras em execução no trecho, com previsão de conclusão em dezembro de 2014: 13,6 km de faixas exclusivas para ônibus; adequações e melhoramentos do viário existente em 10,7 km; construção do Terminal Americana; construção do Terminal Santa Bárbara; reforma do Terminal de Nova Odessa; construção da Estação de Transferência São Paulo, em Santa Bárbara D´Oeste; construção da Estação de Transferência Amizade – Divisa Americana/Santa Bárbara D´Oeste; construção da Estação de Transferência Nova Odessa; construção do Complexo Viário Jean Nicolini, em Nova Odessa; implantação da transposição do Córrego Mollon – Santa Bárbara D´Oeste; e ciclovia ao longo da Av. Ampélio Gazetta, em Nova Odessa, e na Avenida Europa, em Americana.

O sistema metropolitano gerenciado e fiscalizado pela EMTU/SP atende a 19 municípios. São 159 linhas metropolitanas com uma média de 180 mil passageiros/dia transportados.

Concessão do sistema metropolitano

No evento, o governador Geraldo Alckmin também autorizou a assinatura do contrato de concessão para o sistema intermunicipal de ônibus na RMC. O Consórcio Bus+, formado pelas empresas Jota Jota, Capelini, Metrópolis, Fênix, Campestre e Salamanca, foi escolhido como vencedor da licitação em despacho publicado no Diário Oficial do Estado de 05/04/2014. O valor do contrato é de R$ 2,5 bilhões.

Trata-se de uma concessão onerosa, em área única de operação com prazo de contrato de 15 anos. A idade média da frota exigida será de cinco anos e o concessionário será responsável pela implantação de sistema único de bilhetagem eletrônica, central de controle operacional e monitoramento da frota via GPS.

Serviço Ligado

Também foram entregues 28 veículos para operação no Serviço Especial Conveniado Ligado, com previsão de atendimento a 243 alunos residentes nos municípios de Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Hortolândia, Monte Mor, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Campinas e Jaguariúna.

A atual frota do SEC Ligado é de 331 veículos, sendo 234 na Região Metropolitana de São Paulo e 97 em operação na Região Metropolitana de Campinas – já incluídos os 28 veículos entregues no evento.

O Ligado atende, atualmente, a 2.988 crianças e adolescentes (e seus acompanhantes) no trajeto entre as casas e as 657 escolas ou instituições conveniadas com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – entre outras, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e a Associação Amigos dos Autistas (AMA), nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

EMTU/SP
(11) 3113-4798 / 4799