Alckmin vistoria obras da futura Etec e da nova sede da Fatec em Guarulhos

Serão investidos mais de R$ 55 milhões no novo campus, que tem área superior a 17,2 mil m²

ter, 14/07/2015 - 15h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin vistoriou, na manhã desta segunda-feira, 13 de julho, em Guarulhos, as obras de construção do novo prédio que vai abrigar a futura Escola Técnica Estadual (Etec) e a nova sede da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do município. O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, acompanharam o governador.

(Imagens em alta resolução no link:  http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lefotos.php?id=13156 )

“Esse espaço vai ser uma verdadeira universidade”, comemorou o governador, destacando a importância dos cursos oferecidos. “Nós não oferecemos cursos que não têm demanda de mercado e o resultado é o alto grau de empregabilidade conseguido pelos estudantes das ETEC’s e das Fatec’s”, concluiu Alckmin.

As áreas cedidas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e pela Secretaria estadual de Educação (SEE) para o campus onde estarão localizadas as duas unidades tem metragem superior a 17,2 mil metros quadrados. O Estado vai investir mais de R$ 55,6 milhões nas obras de construção dos prédios.

Entre os ambientes previstos na sede da futura Etec, que terá área construída de 6.843,47 metros quadrados estão: 13 salas de aula, 12 laboratórios (1 de automação e máquinas elétricas, 1 de células robotizadas, 1 de ciências, 1 de eletricidade e eletrônica, 4 de informática, 1 de instrumentação pneumática / eletropneumática, 2 de instrumentação, 1 de redes), sala multiuso, biblioteca e anfiteatro com 109 lugares.

Constam do projeto da nova sede da Fatec: 24 salas de aula, 17 laboratórios (1 de comandos elétricos, 1 de eletricidade e eletrônica, 1 de ensaios metalográficos,1 de hidráulica e pneumática, 6 de informática, 1 de maquetes, 1 de metrológica, 1 de processos e fabricação, 1 de robótica aplicada, 1 de simulação de sistemas, 1 de sistema integrado de manufatura, 1 de instalações elétricas), biblioteca e anfiteatro com 117 lugares. No total, as instalações físicas terão área construída de 8.280,80 metros quadrados.

O campus ainda vai abrigar ambientes comuns às unidades como, auditório com 305 lugares e quadra poliesportiva com arquibancada.

Outras informações
Os cursos técnicos previstos para a futura Etec, que deve iniciar suas atividades em 2018, são Administração, Automação Industrial, Informática e Instrumentação, além de um curso técnico integrado ao Ensino Médio.

Implantada no segundo semestre de 2007, os 709 alunos da Fatec estão distribuídos entre os cursos superiores de tecnologia de Logística Aeroportuária e Logística. A novidade do Vestibular para o próximo semestre é a oferta do curso de Gestão Empresarial na modalidade a distância (EaD), que teve a procura de 6,35 candidatos por vaga no processo seletivo.

Pela parceria firmada entre o Centro Paula Souza e a SEE, Guarulhos conta com oferta do Ensino Técnico em duas escolas estaduais: Coronel Ary Gomes e João Crispiniano Soares.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 73 mil.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação