Alckmin vistoria construção do piscinão Guamiranga

Construído pelo DAEE, piscinão terá capacidade para 850 mil metros cúbicos de água das chuvas, contribuindo para evitar inundações na região

seg, 21/01/2013 - 17h29 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin realizou nesta segunda-feira, 21, visita de inspeção às obras de construção do piscinão Guamiranga, no bairro da Vila Prudente, na capital.

“Este será o maior piscinão do Estado, com capacidade para 850 mil metros cúbicos de água das chuvas, uma obra de macrodrenagem extremamente importante para a Região Metropolitana”, destacou o governador. “Ele retém as águas do Tamanduateí na hora do pico da tempestade e a libera depois que passam as chuvas”.

O Governo do Estado está investindo R$ 113,7 milhões nas obras de construção do Guamiranga, que são executadas pelo DAEE. Localizado ao lado do rio Tamanduateí, entre a avenida Dr. Francisco Mesquita, rua Patriarca, viaduto Grande São Paulo e o início da rua Guamiranga, o piscinão ocupa uma área de 70 mil metros quadrados e terá 30 metros de profundidade, e vai contribuir para minimizar o risco de inundações no trecho a jusante, especialmente nos bairros da Vila Prudente e Mooca.

Os trabalhos começaram em dezembro de 2012 e a expectativa é concluir as obras em 24 meses.

Recuperação da área

Para a construção do reservatório Guamiranga, o DAEE está trabalhando na descontaminação do terreno, onde existiu um parque industrial na década de 50. O mapeamento da área foi realizado em parceria com a Sabesp e a Cetesb, seguindo rigorosamente todas as exigências previstas em lei para descontaminação do solo.

Estão inclusos nesse processo: monitoramento de toda a área, controle de águas superficiais e subterrâneas (lençóis freáticos), implantação de postos de monitoramento de emissão de gases e análise do material retirado para que possam ser levados com segurança aos aterros licenciados pela Cetesb.

Do DAEE