Alckmin visita obras de captação de água no Sistema Alto Tietê

Obra da Sabesp contribuirá para a segurança hídrica do sistema, que receberá mais 1m³/s de água

qua, 15/04/2015 - 20h15 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin realizou nesta quarta-feira, 15, uma visita técnica às obras de captação no rio Guaió, em execução pela Sabesp no município de Suzano, na divisa com Ferraz de Vasconcelos. O investimento, de cerca de R$ 29 milhões, beneficia aproximadamente 300 mil habitantes das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes e parte de Guarulhos, além de parte da população da zona leste da capital.

“Nós já temos 35% da obra executada e, em mais 45 dias, deve ter água passando por essas adutoras. São 9 km de tubulação entre o rio Guaió e a represa de Taiaçupeba, por onde passará mais 1m³/s, suficiente para abastecer uma cidade com 300 mil habitantes”, explicou o governador Geraldo Alckmin. A obra de captação foi iniciada em fevereiro de 2015 e tem término previsto para maio de 2015.

As obras de captação, que consistem na implantação de 9 km de adutoras de água bruta e na construção de uma estação elevatória de água bruta com três bombas, contribuirão para aumentar o volume armazenado no Sistema Alto Tietê no período de estiagem. O sistema é composto por cinco represas: Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba-Mirim, Jundiaí e Taiaçupeba.

O rio Guaió nasce na cidade de Mauá, próximo à nascente do Rio Tamanduateí, na região do Parque Ecológico Santa Luzia. Tem extensão aproximada de 20 km e passa, à margem esquerda, pelos municípios de Mauá, Ribeirão Pires, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá, e, à margem direita, pelos municípios de Ribeirão Pires e Suzano. É contribuinte do rio Tietê, na divisa de Poá com Suzano.

Mais informações:
Sabesp
(11) 3388-8216 / 8313