Alckmin visita ESALQSHOW e doa terreno da FUMEP à Prefeitura de Piracicaba

Imóvel onde funciona a Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba tem mais de 209 mil metros quadrados

ter, 10/10/2017 - 14h44 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin visitou nesta terça-feira, 10, a ESALQSHOW – Feira de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que acontece na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba, até amanhã, dia 11. Durante o evento, ele assinou autorizo para doação à Prefeitura do terreno onde funciona a Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP) – um imóvel de mais de 209 mil metros quadrados que passará a pertencer oficialmente ao município.

“O terreno já estava cedido à Prefeitura, por prazo determinado. Agora, estamos doando em caráter definitivo para a Prefeitura”, afirmou o governador. Na visita à ESALQSHOW, Alckmin ressaltou a importância do agronegócio para o país. “Hoje, o agro é a base do desenvolvimento brasileiro. Puxa inovação, emprego, exportação e vem sendo fundamental para o crescimento do Brasil. Gera emprego inclusive nas cidades”, afirmou.

A FUMEP já funciona desde 1968 no terreno localizado no bairro do Areão, na Avenida Monsenhor Martinho Salgot. No local, a Fundação mantém a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), o Colégio Técnico Industrial de Piracicaba (COTIP), o Centro de Educação Profissional de Piracicaba (CEPP) e o Centro de Pós-Graduação (CPG).

No total, são mais de 3.800 alunos, cerca de 220 professores e 80 funcionários administrativos, que utilizam 42 laboratórios, 11 anfiteatros, biblioteca e outras instalações de ensino em mais de 25 mil metros quadrados de área construída. A FUMEP oferece, hoje, cursos de nível superior, pós-graduação, técnicos e profissionalizantes, além do Ensino Médio. O imóvel doado pelo Estado ao município está avaliado em cerca de R$ 70 milhões (apenas o terreno).

Gabinetes em Piracicaba

Além da visita do governador nesta terça-feira, os secretários estaduais de Agricultura, Arnaldo Jardim, e do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, transferem seus gabinetes para Piracicaba durante a ESALQSHOW. Promovida pela ESALQ/USP e Araiby, o evento integra a programação da tradicional Semana Luiz de Queiroz 2017.

A feira não possui viés comercial e tem a função de contribuir para enfrentar as demandas sociais e apontar o horizonte do agronegócio. A expectativa é que a ESALQSHOW se torne uma feira tradicional, que se caracterize por agilizar o ciclo de inovações e nos revele a agricultura do futuro. Estão previstos encontros com lideranças em agricultura, palestras, mesas redondas, debates públicos, além de espaços dedicados à inovação e estímulo a startups.

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Governo
(11) 2193-8520
Assessoria – ESALQ/USP
Alicia Nascimento Aguiar – 19 3429-4109 / 3447-8613 / 3429-4485