Alckmin visita Anhembi para iniciar construção de ponte sobre o Rio Tietê

Obra tornará mais ágil a navegação de comboios na Hidrovia Tietê-Paraná; governador também anunciou retomada de investimentos na SP-147

qui, 23/11/2017 - 13h41 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin deu início nesta quinta-feira, 23, em Anhembi, às obras de implantação de uma nova ponte sobre o Rio Tietê, na Rodovia Samuel de Castro Neves (SP-147). Além de beneficiar diretamente os usuários que trafegam diariamente pela rodovia, o empreendimento garantirá mais agilidade ao tráfego de comboios pela Hidrovia Tietê-Paraná. O secretário de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço, participou do evento, em que também foi feito o anúncio de novas obras para a SP-147.

“A obra da ponte vai gerar 200 empregos e contribuir para agilizar o transporte de carga pela Hidrovia Tietê-Paraná, que já bateu recorde este ano, com oito milhões de toneladas. É uma infraestrutura importante para a logística da produção agrícola”, disse o governador.

O investimento do Governo do Estado na implantação da nova ponte é de R$ 54,9 milhões. A licitação pública internacional, conduzida pelo DER, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (SLT), obteve desconto de 16,3% em relação ao custo estimado no edital, que era de R$ 65,5 milhões. O valor será financiado pelo Banco Mundial – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA), e pelo Banco Santander.

A obra, que consumirá duas mil toneladas de aço, será implantada no km 210,5, ao lado da ponte atual, que a seguir passará por processo de demolição. Portanto, não haverá interdição em nenhum momento. A construção em estrutura metálica, medindo 172 metros de comprimento, 18 metros de largura e 30 metros de altura (o equivalente a um prédio de 10 andares), será montada fora do rio e, após sua conclusão, içada por macacos hidráulicos. O limite de carga rodoviária será ampliado em torno de 15%. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em maio de 2019.

Com a nova ponte, as embarcações que trafegam pela Hidrovia Tietê-Paraná cruzarão o vão de navegação sem a necessidade de desmembramento, pois não haverá pilares dentro da água. Isso diminuirá o tempo de passagem e ampliará a capacidade do tráfego pelo canal de navegação. A economia de tempo para os comboios é estimada em uma hora e meia.

Em pista simples, a ponte terá acostamentos e passeios de pedestres dos dois lados. A empresa responsável pela execução das obras é a Construtora Ferreira Guedes S/A, sob a supervisão do DER. A estimativa é que sejam criados 180 postos de trabalho diretos e 540 indiretos.

Mais investimentos

Durante o evento, o governador também anunciou a retomada de investimentos destinados à recuperação e melhorias de 24,7 quilômetros da SP-147, no trecho entre Anhembi e a conexão com a Rodovia Marechal Rondon (SP-300). Orçadas em cerca de R$ 80 milhões, estas intervenções serão viabilizadas com recursos de financiamentos do Banco Mundial/BIRD/Miga, disponibilizados em razão dos descontos expressivos obtidos em outras licitações promovidas pelo DER, como a da nova ponte de Anhembi.

As obras contemplam melhorias do km 211 ao km 235,8, incluindo:

  • recuperação de 24,7 km de pistas simples
  • implantação de 5,4 km de faixas adicionais em ambos os lados
  • pavimentação de 46,1 km de acostamentos
  • melhorias no dispositivo (rotatória) no km 211,2 (acesso a Anhembi)
  • implantação de dispositivo (rotatória) no km 220,5 (acesso ao Distrito de Piramboia)
  • remodelação do dispositivo (rotatória) no km 235,8 (entroncamento com a SP-300)

A SP-147 faz importante ligação entre os municípios de Piracicaba, Anhembi e Botucatu. Tem início na interligação com a Rodovia Capitão Pedro Astenori Mariagliani (SP-008), no município de Socorro, e termina na ligação com a Rodovia Castello Branco (SP-280), em Bofete, sendo estratégica para o escoamento da produção de cana-de-açúcar e da pecuária de corte.

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