Alckmin se une a 3,7 milhões de alunos no Dia Nacional de Combate ao Mosquito

Alunos das escolas públicas de São Paulo participaram da mobilização nacional desta sexta-feira contra o Aedes aegypti

sex, 02/12/2016 - 17h57 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 2, das ações promovidas por alunos das escolas da rede estadual de São Paulo, no Dia Nacional de Combate ao Mosquito. Por todo o Brasil, equipes promovem ações simultâneas para erradicar focos do Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya – e garantir a diminuição de casos nos próximos meses.

“Logo vai começar o verão e vem muita chuva e muito calor. A água parada prolifera o mosquito e transmite a doença. O mutirão foi feito desde ano passado até agora; fez com que caísse 76% o número de casos de dengue no Estado e 81% o número de mortes. Agora, esse é um trabalho que não pode parar,” afirma o governador.

Na zona oeste da capital, crianças da E.E. Alcides da Costa Vidigal criaram uma peça de teatro. Já na E.E. Henrique Dumont Villares, o assunto rendeu uma paródia. O secretário da Educação, José Renato Nalini, acompanhou as duas apresentações.

O mutirão tem o objetivo de conscientizar a população a não “baixar a guarda” e mostrar que tarefas simples podem ser adotadas no combate ao inseto. Separar 15 minutos por dia para identificar e eliminar possíveis criadouros, tais como vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos e calhas é uma das orientações do Ministério da Saúde e que podem entrar na rotina das residências e escolas. A ideia é que as unidades utilizem o recesso de fim de ano para as vistorias.

Formação de professores e pesquisa

Na rede estadual, o combate ao Aedes é diário. Para a equipe de professores, por exemplo, a Secretaria aposta na formação continuada. Em parceria com agentes da Secretaria da Saúde do Estado e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), foram produzidas videoaulas com dicas de como abordar o tema em sala de aula. Todas estão armazenadas na biblioteca da Rede do Saber.

Por falar em sala de aula, o combate à dengue também incentivou trabalhos de pesquisa apresentados na Feira de Ciências da rede e em outros eventos científicos. Brigadas contra o mosquito, roupas inteligentes, pomadas repelentes produzidas a base de recursos naturais como o extrato da pimenta Capsicum baccatum, Ruta graveolens (arruda), monitoramento de focos via apps e até vasos inteligentes que não permite o acúmulo de água para a reprodução do Aedes aegypti estão na lista e ajudam a informar crianças e jovens.

Secretaria da Educação
(11) 2075-4610