Alckmin se reúne com vice-premiê chinesa que vê “futuro brilhante” nas relações entre China e São Paulo

Encontro aconteceu nesta quarta-feira, 3, no Palácio dos Bandeirantes

qua, 03/08/2016 - 17h08 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu na manhã desta quarta-feira, 3, a vice-premiê da China, Liu Yandong. O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. Em cerca de uma hora de reunião, Yandong falou sobre o atual cenário econômico e social da China e a disponibilidade chinesa de expandir os investimentos e o comércio exterior.

“A China é grande parceira comercial do Brasil e de São Paulo. O comércio entre nossos países é muito importante, a China é absolutamente prioritária para nós. É uma das maiores economias do mundo e tem investimentos importantes em São Paulo na área de máquinas, equipamentos, veículos, eletrônica, computação”, comentou Alckmin, destacando também a grande comunidade chinesa que mora em São Paulo, sendo a maior comunidade de estrangeiros do Brasil.

Segundo Yandong, o Brasil oferece recursos interessantes aos planos de investimentos e crescimento chinês. Que os recursos naturais do Brasil, combinados com o investimento chinês, trarão futuro brilhante para as duas regiões. “Para alcançar nossas metas, a China precisa crescer 6,5% por ano e o desenvolvimento econômico é nosso principal objetivo. Ajustamos nosso modo de investimento para provocar a demanda doméstica”, afirmou.

Além de investimentos, a vice-premiê falou sobre educação, desenvolvimento sustentável, ações para democracia, envelhecimento da população e emprego. “O emprego é nossa prioridade. Queremos garantir que, em cada família, pelo menos uma pessoa tenha emprego sempre”, disse.

Um dos principais desafios da China é a Previdência Social. Atualmente, o governo estuda a mudança na idade da aposentadoria e cria um sistema de previdência. Na China, 220 milhões de pessoas têm mais de 60 anos, 15% de toda a população chinesa.

Yandong convidou o governador para visitar a China e agradeceu ao “Estado de São Paulo por ter oferecido as condições ideais para que a delegação olímpica chinesa fizesse a aclimatação no Brasil”, disse. Dos 416 atletas da equipe da China, 411 ficaram em São Paulo.

O governador agradeceu a visita e falou sobre a variedade de investimentos chineses no Estado. “Temos muito orgulho de termos a primeira empresa de automóveis da China no Brasil e agora a China participa também de licitação para fornecer nossos trens da Linha 13, que vai ligar São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos”, disse o governador.

Participaram do encontro a assessora especial para Assuntos Internacionais do governo paulista Ana Paula Fava, a embaixadora do Ministério das Relações Exteriores Débora Bareboim e os secretários da Educação e dos Esportes, José Renato Nalini e Paulo Gustavo Maiurino, respectivamente. A delegação chinesa foi composta pelo embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, o vice-ministro das Relações Exteriores, Wang Chao, o cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Xi, a diretora do Departamento da América Latina e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Yu Yue, a secretária da vice-premiê, Xu Xiaoping, a secretária geral do Conselho do Estado da China, Jiang Xiaojuan, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, além de uma equipe de nove jornalistas da mídia chinesa.

China nas Olimpíadas

A China participa das Olimpíadas com uma equipe de 416 atletas. Destes, 411 ficam em São Paulo para aclimatação. A equipe de tiro chinesa é a única que não ficará concentrada em São Paulo. Esta é a segunda maior delegação chinesa desde a primeira edição dos jogos olímpicos. A primeira, com 639 atletas, foi a de Pequim, em 2008.

Além de chineses, São Paulo também recebe atletas da Alemanha, Estados Unidos, Israel e mais 19 países.

Agenda do governador

Nos próximos dias, o governador Alckmin recebe no Palácio dos Bandeirantes os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; da Hungria, János Áder; da Armênia, Sergh Sargsyan, e o ministro da Educação da Noruega, Torbjorn Isaken.

Comunicação Internacional
Governo do Estado de SP
(11) 2193-8582 / 8811 / 8997