Alckmin renova empréstimo de bombas para combater a seca no Nordeste

Equipamentos da Sabesp usados para superar crise no Sistema Cantareira vão ajudar Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte

seg, 21/08/2017 - 17h28 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assinaram nesta segunda-feira, 21, a renovação do empréstimo de bombas e tubos da Sabesp para combater a seca no Nordeste. O equipamento, que consiste em tubulações e quatro conjuntos de bombas flutuantes, cada um com capacidade de bombear até 2.000 litros de água por segundo, foi cedido ao Ministério da Integração Nacional em dezembro do ano passado para ajudar a enfrentar a longa seca nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. O evento também contou com a presença do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga, e do presidente da Sabesp, Jerson Kelman.

“Nós ficamos muito felizes em poder retribuir aos brasileiros, nossos irmãos do Nordeste, toda a contribuição que eles deram a São Paulo”, afirmou Alckmin. Assim que o empréstimo foi assinado, em dezembro do ano passado, bombas e tubos foram transportados e passaram a funcionar dentro do reservatório de Braúnas, em Floresta (PE), no eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Isto acelerou a entrega das obras no São Francisco e permitiu a chegada da água mais rapidamente à Paraíba, evitando o colapso no abastecimento para quase um milhão de moradores de 18 cidades.

Agora, os equipamentos serão transferidos para o eixo norte e vão acelerar a chegada da água para a região metropolitana de Fortaleza, que enfrenta severa escassez hídrica. A medida vai beneficiar, além da capital cearense, os Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A cessão do equipamento e demais materiais necessários para sua instalação, orçados em R$ 8,26 milhões, será estendida por mais 180 dias. Não há qualquer custo aos beneficiados. Além dos quatro conjuntos de bombas flutuantes, cada um com dois motores e potência combinada de 350 cavalos, foi cedida a estrutura necessária para sua operação, o que inclui dois conjuntos de motores como reserva, bem como 1.800 metros de tubulação para o transporte da água captada, 1.360 metros de cabos elétricos, inversores de frequência e disjuntores, além de outros itens.

As bombas foram utilizadas para captação das reservas técnicas do Sistema Cantareira durante a crise hídrica no Estado de São Paulo, em 2014 e 2015. Elas permitiram usar a água que fica abaixo do nível mínimo de captação na represa. Com esse bombeamento, foi possível enviar essa vazão para a estação de tratamento e, em seguida, para as casas de até 9 milhões de pessoas que eram abastecidas pelo Cantareira.

Assessoria de comunicação da Sabesp
(11) 3388-8596 / 9102 / 8594 / 8555 / 8931 / 9327
Twitter: @CiaSabesp
Facebook: 
www.facebook.com/OficialSabesp
Flickr: 
www.flickr.com/sabesp