Alckmin regulamenta gratuidade para idosos no Metrô, CPTM e EMTU/SP

Benefício será concedido mediante cadastro prévio dos usuários interessados nos postos autorizados

qua, 02/07/2014 - 15h25 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 2, a ampliação da gratuidade às pessoas maiores de 60 anos nos transportes públicos Metrô, CPTM e EMTU/SP. Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, Alckmin assinou o decreto que regulamenta a Lei 15.187 que beneficia os idosos. “Trata-se de uma política pública importante para os idosos gastarem menos, poderem ter mais lazer e viajar, até mesmo para o trabalho. É uma importante notícia a locomoção deles de forma gratuita”, ressaltou Alckmin.

O decreto traz as regras para o cumprimento da legislação, sancionada em outubro do ano passado. O benefício será concedido mediante cadastro prévio dos usuários interessados nos postos autorizados das operadoras de transportes de passageiros e o acesso será válido por 180 dias.

Para o sistema metroferroviário, formado pela CPTM e Metrô, o benefício será operacionalizado pelos sistemas do Cartão Bom Sênior e do Bilhete Único, que podem ser encontrados nos postos autorizados do CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes) ou da Prefeitura de São Paulo, respectivamente.

O Bilhete Único Especial Idoso fornecido pela São Paulo Transporte – SPTrans – também poderá ser utilizado no sistema metroferroviário assim como o Bilhete Sênior, do sistema metropolitano de ônibus operado pela EMTU. Esse bilhete também deverá ser utilizado para o serviço de transporte coletivo regular de passageiros, por ônibus, da Região Metropolitana de São Paulo.

A partir do dia 7 de julho, o atendimento com horário marcado poderá ser agendado pelo telefone 0800-7711800 em um dos sete postos localizados em São Paulo, Arujá, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Suzano e Taboão da Serra.

As instruções para o cadastramento e a indicação de postos autorizados estão disponíveis nos sites:

Metrô – Companhia do Metropolitano de São Paulo

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A.

CMT – Consórcio Metropolitano de Transportes

SPTrans – São Paulo Transporte

O benefício exclusivo para os trilhos também pode ser obtido nas estações Marechal Deodoro e Barra Funda do Metrô.

Vale lembrar que, enquanto estava sendo regulamentada a lei, os usuários acima de 60 anos já podiam usufruir do benefício e viajavam gratuitamente no Metrô e CPTM, bastando, para tanto, a apresentação do RG ou do Bilhete Único Especial do Idoso.

Bilhete Único Especial Idoso

– Onde é aceito: Metrô, CPTM e ônibus municipais da capital

– Quem emite: SPTrans

Cartão Bom Sênior

– Onde é aceito: Metrô, CPTM e EMTU/SP

– Quem emite: CMT

Secretaria dos Transportes Metropolitanos 

(11) 3291-2212