Alckmin recebe presidente da Lenovo

Com apoio da Investe SP, empresa fabricante de computadores pretende dobrar participação no mercado brasileiro com novas instalações em Itu

qui, 12/07/2012 - 20h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quinta-feira, 12 de julho, o presidente da Lenovo Brasil, Dan Stone, para de assinatura de um memorando de entendimentos com a Investe SP. O documento estabelece que a empresa investirá US$ 30 milhões no município de Itu, localizado a 100 quilômetros da capital. Com esse investimento, a empresa pretende dobrar sua participação no mercado brasileiro e ser o maior produtor de computadores do País.

O governador Geraldo Alckmin destacou a escolha da cidade e o trabalho da agência de promoção de investimentos do Estado. “Itu tem a fama de que tudo é grande. Temos excelentes escolas técnicas, faculdades de tecnologia e institutos de pesquisa na região. Contem com a Investe São Paulo, somos parceiros dos investidores”, disse Alckmin.

Os recursos serão destinados à instalação de uma fábrica e de um centro de distribuição que produzirão e entregarão diversos modelos de computadores pessoais. Serão gerados cerca de 700 empregos diretos quando as unidades estiverem em pleno funcionamento, daqui a dois anos.

O presidente da Lenovo no Brasil explicou porque a empresa decidiu se instalar no Estado de São Paulo. “Olhamos muitos lugares e decidimos colocar nossa fábrica em um local que pode realmente ser nosso parceiro”.

Apoio

De acordo com o memorando assinado nesta quinta, a empresa contará com o apoio da Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, órgão do governo estadual ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia -, que prestará serviços gratuitos de assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura. A agência será responsável ainda por realizar toda a articulação necessária com órgãos públicos e privados, apoiando também a empresa na qualificação de mão de obra.

“A instalação da Lenovo em Itu movimentará toda a região, pois a empresa vai demandar prestadores de serviços especializados e fornecedores de materiais. Isso vai aquecer a economia local”, ressaltou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

Ele ressaltou que o Estado de São Paulo possibilita às empresas que produzem bens e equipamentos de informática se beneficiar com a redução ou até mesmo a desoneração total do ICMS. Essa desoneração depende da classificação dos produtos que são fabricados no Estado, de acordo com o decreto 51.624/2007.

As novas instalações

Posicionando-se atualmente como a segunda maior vendedora de computadores pessoais do mundo, a Lenovo vai instalar a fábrica e o centro de distribuição em um terreno de 325 mil metros quadrados. A estimativa é que as operações comecem em dezembro deste ano.

Uma vez consolidada a operação e atingidos os objetivos no mercado brasileiro – que é, atualmente, o terceiro maior do mundo no setor de computadores pessoais, a Lenovo estuda a possibilidade de utilizar as novas instalações como plataforma exportadora para outros países. “Somos o número 1 em vários países e queremos ser o número 1 aqui também”, afirmou Stone.

Participaram também do evento o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, o deputado federal William Woo, o diretor da Investe SP, Sérgio Costa, e o gerente de projeto da agência, Franklin Yamacake.