Alckmin recebe o presidente da Irlanda no Palácio dos Bandeirantes

O objetivo do encontro foi estabelecer futuros acordos de cooperação e intercâmbio nas áreas de pesquisa, ciência e tecnologia

seg, 08/10/2012 - 19h37 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta segunda-feira, 8 de outubro, o presidente da República da Irlanda, Michael Higgins, em audiência no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo do encontro foi estabelecer futuros acordos de cooperação e intercâmbio nas áreas de pesquisa, ciência e tecnologia, além de estreitar os laços existentes entre a República da Irlanda e o Estado de São Paulo.

Na audiência, os dois mandatários também discutiram oportunidades de negócios para incrementar parcerias comerciais e investimentos no Estado. A comitiva da República da Irlanda veio ao Brasil acompanhada por um grupo formado por cerca de 50 empresários.

A conversa também incidiu sobre a Copa do Mundo de 2014, tendo o governador convidado o presidente a assistir ao jogo inaugural em São Paulo. Alckmin mencionou também que o Estado dispõe de vários Centros de Treinamento com boas condições para receber a seleção irlandesa de futebol.

A audiência contou com as presenças do secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, do assessor especial para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares e do embaixador Affonso Massot, chefe do escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo.

Na comitiva irlandesa estiveram presentes o chefe da Casa Civil, Adrian O´Neill, a assessora especial do presidente, Mary Van Lieshout e o embaixador da Irlanda no Brasil, Frank Sheridan. Também participaram do encontro as primeiras-damas Lu Alckmin e Sabina Higgins.

A visita do presidente Higgins é a terceira de um Chefe de Estado irlandês a São Paulo, após as visitas de Mary Robinson, em 1995 e de Mary McAleese, em 2004. Desde o início de 2011, Geraldo Alckmin já recebeu 17 Chefes de Estado e de Governo no Palácio dos Bandeirantes.

Da Casa Civil