Alckmin recebe jovens da Fundação Casa que estão na 2ª fase da Olimpíada de Matemática

São 558 jovens aprovados, número maior do que no ano passado; as provas serão aplicadas no sábado, 12 de setembro

ter, 08/09/2015 - 14h25 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta terça-feira, 8 de setembro, 15 jovens da Fundação Casa – Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, que participarão da segunda fase da 11ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, 558 adolescentes que cumprem medida socioeducativa nos centros da Fundação Casa localizados na capital, litoral e no interior paulista participarão desta próxima etapa, que acontecerá no sábado, 12.

“Temos 558 jovens que passaram para a segunda e última fase da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, e isso nos enche de alegria. É fruto de um trabalho pedagógico com dedicação dos professores, dos diretores das unidades e de toda a equipe”, comentou Alckmin valorizando também as parcerias com o terceiro setor. “Através da Fundação Lemann, levamos o método Khan para nossos cursos. São boas parcerias com o terceiro setor, ajudando nesse bom trabalho”, disse.

Os jovens farão as provas no próprio centro e todos os centros socioeducativos da Fundação Casa são vinculados às escolas da rede estadual de ensino. Em 2014, 542 jovens da instituição foram classificados para a segunda fase da Olimpíada.

Para a gerente escolar da instituição, Neusa Flores, o resultado foi fruto de muito trabalho. “Há um esforço dos professores dos centros em resgatar nesses jovens a vontade de acreditar em si e de ampliar o conhecimento”. Os jovens vêm se preparando desde o começo do ano. “Os centros usam métodos de ensino diferenciados, alguns usam plataformas com programas específicos que facilitam o aprendizado”, ressaltou Neusa.

Ao todo, 18 milhões de estudantes do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio de escolas públicas fizeram a inscrição para a prova. Na Fundação Casa, foram 4.333 jovens. Na 1ª fase, as provas foram compostas por 10 questões de múltipla escolha. Já na próxima etapa, serão questões dissertativas.

Os melhores recebem medalhas, vagas em programa de iniciação científica e bolsas do CNPq. Dentre os prêmios desta edição estão 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze, além de certificados de Menção Honrosa. Os professores e escolas também receberão uma premiação especial pelo bom desempenho de seus alunos.

Fundação Casa
(11) 2927-9338