Alckmin recebe a Delegação Brasileira Paralímpica

Equipe conquistou 43 medalhas nas Paralimpíadas de Londres

ter, 11/09/2012 - 16h08 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta terça-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, a Delegação Brasileira Paralímpica, composta por 182 atletas, e fez a entrega da Medalha do Mérito Esportivo. Com a 7ª colocação no quadro geral de medalhas, o Brasil somou 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze. Desse total, 25 conquistas são de integrantes do Time São Paulo, como explica o governador. “O Time São Paulo brilhou, de 21 medalhas de ouro, 16 do Time São Paulo, e nós vamos continuar apoiando com a renovação do convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro até 2016. Vamos oferecer Bolsa-Atleta, apoio médico, fisioterápico, fisiatria, nutricional, psicológico, condições de prática esportiva, estudo, apoio aos atletas-guia, aos técnicos, preparadores, enfim, à equipe toda”, afirmou Alckmin.

As medalhas de ouro foram unanimidade no Time: no atletismo, conquistaram ouro Terezinha Guilhermina, com duas medalhas, Alan Fonteles, Yohansson Nascimento e Shirlene Coelho com uma medalha cada um. Na natação, Daniel Dias com seis ouros e Andre Brasil com três, consagraram a modalidade como a mais vitoriosa. Na bocha mista, Dirceu Pinto e Eliseu dos Santos também alcançaram uma medalha e na individual, o mogiano Dirceu também ganhou uma dourada.

O judô trouxe uma de prata, a natação do Time duas, com Andre Brasil e no atletismo Odair Santos e Daniel Silva também alcançaram uma de prata. As medalhas de bronze foram conquistadas pelos judocas Antônio Tenório e Daniele Bernardes, além do Eliseu Santos, de bocha.

As competições aconteceram até o dia 9 de setembro. A Delegação Brasileira tem a participação de 182 atletas convocados, sendo que 24 fazem parte do Time São Paulo Paralímpico. Entre os integrantes, ficou de fora apenas Fernando Fernandes, da Canoagem – modalidade que entrará para o programa de provas das Paralimpídas no Rio 2016.

O Time São Paulo Paralímpico é a seleção composta por 25 atletas de elite de modalidades como atletismo, bocha, ciclismo, judô, natação, paracanoagem, remo e vela. A equipe é constituída por meio de convênio assinado entre o Governo de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

O convênio prevê ajuda de custo para atletas e treinadores, suporte para aquisição de materiais esportivos e gastos com viagens em competições. Com duração até os Jogos Paralímpicos de Londres, a parceria poderá ser renovada até as competições em 2016, no Rio de Janeiro.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência