Alckmin reabre Museu Casa de Portinari em Brodowski

Trabalhos de restauro revelaram nova pintura que pode ser do artista plástico

sex, 30/05/2014 - 12h55 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin reabriu, nesta sexta-feira, 30, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari. O espaço voltará a receber o público após um minucioso trabalho de restauro que resultou em uma descoberta surpreendente: uma pintura inédita que pode ser assinada pelo artista plástico.

O Governo do Estado investiu R$ 4,2 milhões em serviços de modernização, reforço estrutural, restauro artístico e implantação de projeto expositivo inteiramente novo no local. O projeto revelou um novo afresco próximo à porta de entrada da casa: uma madona de cabelos escuros, que segura no colo um bebê de olhos azuis. Tudo indica que a obra seja de Candido Portinari, mas a autenticidade será atestada por entidade especializada.

“A Casa de Portinari tem mais de um século. É uma casa antiga, construída por imigrantes e que sempre teve reparos ao longo desse tempo. Mas ela precisava de uma grande restauração. Fechamos o Museu há dois anos e fizemos a obra – um trabalho maravilhoso, que inclusive descobriu uma nova pintura numa das paredes da casa, que agora tem condições para durar mais um século”, afirmou o governador.

Além de um espaço de memória, a Casa é parte da obra deixada por Portinari, repleta de afrescos que o artista pintou diretamente nas paredes do imóvel em várias fases da vida – desde os primeiros estudos até as obras-primas executadas quando já era reconhecido. As pinturas murais foram totalmente restauradas e passaram por um processo para estabilizar sua fixação às paredes da casa, garantindo longevidade ao patrimônio artístico.

Outras intervenções foram realizadas para garantir a preservação do imóvel tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado (Condephaat) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que aprovaram o projeto de restauro. O acompanhamento foi realizado pela equipe do Grupo de Projetos e Obras da Secretaria de Estado da Cultura.

Raiz sólida

Toda a estrutura da Casa foi reforçada e consolidada para garantir estabilidade às paredes, minimizando riscos de rachadura e trincas que pudessem afetar as pinturas. Construída com uma técnica bastante rudimentar há quase 100 anos, com fundações muito superficiais, o imóvel era especialmente suscetível às movimentações no solo causadas até pelo trânsito do entorno. A questão foi resolvida com uma injeção de calda de cimento diretamente no solo, abaixo da casa. A técnica faz com que os espaços vazios no solo sejam preenchidos pelo cimento, formando uma espécie de raiz sólida que elimina os riscos de rachaduras por movimentação desigual das fundações.

O trabalho de prospecção também possibilitou a identificação das cores originais da edificação, que foram restituídas à fachada, bem como a recuperação de um histórico das sucessivas pinturas feitas no imóvel.

Foram realizados ainda serviços de consolidação das paredes de alvenaria, reforço metálico, substituição da estrutura da cobertura, dos forros e dos pisos, restauro de portas e janelas de madeira. A reforma também proporcionou a modernização do museu, que recebeu novas instalações hidráulicas e elétricas, além de adaptação para o atendimento dos padrões de acessibilidade.

A obra civil teve início em dezembro de 2012 e foi concluída em março de 2014, antes do prazo previsto. O restauro artístico foi realizado em paralelo e foi concluído em maio de 2014. Já a instalação da nova exposição, ocorreu logo após o término das obras e do restauro.

Nova exposição

Intitulada “Narrativas de uma vida: um pintor, um tempo, um lugar…”, a nova exposição de longa duração do Museu Casa de Portinari procura valorizar a edificação, considerando a representatividade da casa como um marco concreto do vínculo do pintor com a terra natal, ligação celebrada e perpetuada na obra plástica e poética de Candido Portinari.

No projeto, há a utilização de recursos eletrônicos, como uma projeção da evolução da casa em função de sucessivas ampliações promovidas pelo próprio artista; a apresentação de imagens inéditas obtidas nos Estados Unidos, feitas pelo fotógrafo americano Hart Preston, e a demonstração, passo a passo, da realização de um afresco, técnica usada nas obras pintadas sobre as paredes da casa.

O projeto teve concepção e autoria da museóloga Angelica Fabbri, diretora executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), organização social que administra o museu em parceria com o Governo do Estado. O design expográfico e a programação visual ficaram a cargo da ZOL Design, a iluminação foi feita pela Franco Associados Lighting Design, o projeto audiovisual é da Estúdio Preto e Branco e a produção e montagem são da Ponto TAG. O acompanhamento técnico foi realizado pela equipe da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura.

A casa, suas pinturas e objetos são testemunhos da vida e da obra de Portinari. Permitem conhecer a época e os aspectos da vida do artista na terra natal. Mostrá-los possibilita que visitantes analisem o fazer artístico, influências e temas do artista.

A arquitetura da casa e os móveis e utensílios que fazem parte da exposição recuperam os indícios do modo de vida do pintor e de sua família na Brodowski do século passado. A exposição também mostra aspectos da vida de Candido Portinari, desde as obras do pintor, suas técnicas e estéticas, passando pelas memórias e paisagens da cidade e notas biográficas que ele produziu, trazendo a arte como um projeto de vida compartilhada com as pessoas, o lugar e o tempo.

Serviço

Museu Casa de Portinari
Local: Praça Candido Portinari, nº 298 – Brodowski/SP
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
www.museucasadeportinari.org.br
www.facebook.com/museucasadeportinari
www.twitter.com/casadeportinari

Secretaria da Cultura
(11) 2627-8162 / 8243