Alckmin promove o I Encontro das Cadeias Produtivas do Setor Agropecuário Paulista

Evento reuniu produtores rurais do Estado; agricultura sustentável também foi discutida

ter, 15/12/2015 - 20h01 | Do Portal do Governo

Ações para impulsionar, ainda mais, o setor agropecuário do Estado, reconhecimento de cases de sucesso e a potencialização da agricultura sustentável foram os temas abordados durante o I Encontro das Cadeias Produtivas do Setor Agropecuário Paulista, organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O governador Geraldo Alckmin abriu o evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes nesta terça-feira, 15 de dezembro, que reuniu produtores rurais, membros de 20 cadeias produtivas de todo o Estado, além de autoridades políticas do setor.

“Este foi um ano que não foi fácil, mas como se diz, a agricultura foi quem salvou a lavoura. Foi quem segurou o emprego e ajudou a economia”, afirmou o governador Geraldo Alckmin durante o evento. “Teremos outro ano que também não será fácil, mas tenho certeza que poderemos avançar mais e recuperar a atividade econômica”, completou.

Ainda de acordo com o governador, será preciso um conjunto de políticas públicas, especialmente política agrícola. “Entendo que deveremos fazer um esforço em conjunto na questão do plano de safra plurianual, até por uma questão de crédito e de segurança do ponto de vista de produção”, disse.

“O corporativismo tem sido um importante instrumento para podermos associar os pequenos e médios agricultores e dar mais um passo na cadeia produtiva, agregando valor e melhorando a renda dos produtores”, concluiu Alckmin.

Palestras

Além do governador Alckmin, o evento contou com palestra do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, que falou sobre “O setor agropecuário paulista e seus desafios”. O professor e engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues palestrou sobre “A virtude e a Atualidade do associativismo”. Marcos Fava Neves, professor e engenheiro agrônomo, apresentou o tema “Conceito de Cadeias Produtivas”. Já o professor e ex-secretário de Meio Ambiente e Agricultura do Estado de São Paulo, Xico Graziano, abordou o tema “Agricultura Sustentável”.

Alckmin também assinou o decreto que dispõe sobre a criação de grupo de trabalho para elaboração do plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) e também o decreto que reorganiza o Cedaf (Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar). Ambos serão publicados amanhã, dia 16, no Diário Oficial do Estado.

Mais informações:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
(11) 5067-0261 / 98576-5220