Alckmin participa do Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

10 mil agentes se unem em ações que ocorrem em 204 cidades paulistas, com participação de profissionais do Estado, dos municípios e oficiais das Forças Armadas

sáb, 13/02/2016 - 13h52 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin esteve na manhã deste sábado, 13, em Campinas, onde participou no início das ações do “Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti”, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e de mais 200 prefeituras paulistas que participam do mutirão.

Cerca de 10 mil agentes estaduais, municipais e das Forças Armadas, além de cidadãos, participam da iniciativa promovendo diversas atividades de conscientização e enfrentamento do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Neste sábado temos mutirões em 204 municípios do Estado de São Paulo. Já foram quatro milhões de domicílios vistoriados, onde está sendo feito o trabalho de prevenção contra os criadouros do mosquito Aedes aegypti”, comentou Alckmin, que destacou o apoio do Governo do Estado em pagar os agentes de saúde aos finais de semana. “Sabemos das dificuldades financeiras dos municípios, por isso, para ter um trabalho mais eficaz, o Governo pagará, aos agentes de saúde municipais e também do Estado, R$ 120 por sábado que tiver o mutirão”, explicou.

A força-tarefa atuará em todas as regiões de SP, conforme programação estabelecida pelos municípios. As ações incluem mutirões de limpeza e eliminação de possíveis criadouros em imóveis públicos e terrenos baldios, passeatas, divulgação de orientações por meio de carros de sons, panfletos, banners e faixas, panfletagem, gincanas e teatros, nebulização e visitas domiciliares de agentes e oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica, entre outras. Entidades da sociedade civil, como igrejas, motoclubes e escoteiros colaboram com a mobilização. Em alguns municípios, atividades também estão programadas para o domingo, 14 de fevereiro.

Desde janeiro, a Secretaria Estadual da Saúde tem feito mutirões por todo o território paulista com a finalidade de intensificar o combate ao Aedes.

As ações, programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população. Oficiais do Exército também têm auxiliado, durante a semana, municípios considerados prioritários, do ponto de vista epidemiológico.

“O combate ao Aedes aegypti deve ser ininterrupto. Neste ‘Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti’, o Estado de São Paulo, as prefeituras, a União e a sociedade civil estão somando forças para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Como 80% dos criadouros estão no interior das residências, pedimos que a população siga colaborando conosco, por meio da eliminação de possíveis criadouros e da ampla conscientização”, destaca o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Mapa interativo

Para ampliar as possibilidades de apoio da população, o Governo de SP também lançou um site onde qualquer cidadão pode denunciar focos de proliferação do mosquito e obter orientações sobre o Aedes aegypti. A ferramenta funciona como um mapa interativo, onde é possível inserir endereço e imagens do local, destinados aos gestores das 645 cidades paulistas para que os municípios providenciem ações de eliminação e bloqueio.

Os registros também são acompanhados por agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, criada em 2015 para monitorar a presença do Aedes aegypti no Estado e a evolução dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito. A ferramenta está disponível no site da Secretaria.

Mais informações:
Secretaria da Saúde
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064