Alckmin participa da soltura de 10 mil alevinos no Rio Sorocaba

Evento em Laranjal Paulista comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente e celebrou a melhora da água de 42 rios da região

seg, 05/06/2017 - 18h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, 5, da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ação, promovida pela Sabesp, cerca de 10 mil alevinos, peixes recém-nascidos, foram soltos no rio Sorocaba, em Laranjal Paulista.

A soltura dos peixes nativos da bacia do rio Sorocaba simbolizou os resultados dos investimentos da Sabesp nos últimos seis anos para a melhora de 42 rios e córregos na região, chamada de Médio Tietê por contemplar as cidades no trecho intermediário do rio, entre a nascente, na Grande São Paulo, e a foz, na divisa com Mato Grosso do Sul.

O governador Geraldo Alckmin ressaltou a importância do trabalho da Sabesp. “A grande causa de poluição dos rios não é resíduo industrial, é esgoto sanitário, é das cidades, dos municípios. Nós tiramos 14 mil toneladas de matéria orgânica dos nossos rios. Só aqui na Bacia do Sorocaba e do Médio Tietê, 27 estações de tratamento de esgoto foram entregues e quatro estão sendo concluídas, 31 estações de tratamento de esgoto ao todo.” Entre 2011 e 2017, a empresa investiu R$ 233 milhões nas obras, que resultam na melhora da qualidade das águas e têm consequências diretas na fauna, flora e na saúde da população.

Na região, a meta da empresa é elevar o índice de tratamento de esgotos nas sedes dos municípios dos atuais 84% para 100%, ou seja, mais de 800 mil habitantes serão atendidos com serviços de saneamento universalizados: 100% de abastecimento com água de qualidade, 100% de coleta de esgotos e 100% dos efluentes coletados tratados.

Estações de Tratamento de Esgotos construídas pela Sabesp na região

A soltura de peixes foi feita pela Sabesp em parceria com a Prefeitura de Laranjal Paulista. Foram soltos alevinos – peixes recém-nascidos – de lambari (Astyanax fasciatus), bagre (Rhamdia quelen), traíra (Hoplias malabaricus), piau (Schizodon borellii), dourado (Salminus brasiliensis), carpa (Cyprinus carpio), pacu (Piaractus mesopotamicus), cascudo (Pterygoplichthys anisitsi) e pintado (Pseudoplatystoma corruscans) nas margens do rio Sorocaba.

Além da soltura de peixes, o evento incluiu ainda a inauguração das obras de ampliação do sistema de tratamento de esgotos de Boituva. Já em operação, a ETE Pau D’Alho tem capacidade para tratar 71 litros por segundo. Junto ao emissário de 1.453 metros, a ampliação permitiu ao município alcançar a universalização do saneamento, saltando de 43% para 100% dos esgotos encaminhados para tratamento.

Com investimento de R$ 9,2 milhões, as obras beneficiam diretamente 34 mil habitantes de Boituva, garantindo mais saúde e qualidade de vida. Do ponto de vista ambiental, as intervenções trazem melhorias diretas ao ribeirão Pau D’Alho, afluente do Tietê.

Ainda em Laranjal Paulista, a companhia celebrou também a restauração da mata ciliar do rio Sorocaba. A Sabesp plantou 90 mil árvores nativas ao longo de 54 hectares. A presença de vegetação aumenta a estabilidade dos solos e reduz o acesso de agentes poluidores ao corpo hídrico, além de proporcionar a conservação da biodiversidade local.

Confira, abaixo, a lista de municípios e os respectivos córregos e rios beneficiados pelas obras citadas:

Bacia Hidrográfica Sorocaba/Médio Tietê

Alumínio (na sede municipal: ribeirão Varjão), Anhembi (sede municipal: rio Tietê e ribeirão dos Remédios; e no distrito Piramboia: córrego Águas do Brejão e Águas Claras), Araçariguama (sede: ribeirão Araçariguama), Boituva (córrego Campos de Boituva; e no distrito de Pau D’Alho: córrego Pau D’Alho), Botucatu (na sede: rio Lavapés; no distrito de Rubião Junior: córrego do Cintra; e no rio Bonito e Mina: rio Tietê), Capela do Alto (sede: córrego Olaria; e no distrito Porto: rio Sarapuí), Cesário Lange (na sede: ribeirão Aleluia), Conchas (rio Conchas); Laranjal Paulista (sede municipal: córrego Ponce e rio Sorocaba; e no distrito de Laras: córrego Ponce), São Roque (na sede: córrego Guaçu e ribeirão Mombaça; e no bairro do Carmo: córrego do Carmo) e Tatuí (na sede municipal: córrego do Matadouro e rio Tatuí).

Bacia Hidrográfica dos rios Tietê/Jacaré

Agudos (na sede municipal: córrego dos Agudos e ribeirão Grande), Bocaina (córrego Bocaina) e Dourado (ribeirão Dourado).

Bacia Hidrográfica Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ)

Águas de São Pedro (ribeirão Araquá).

Assessoria de Comunicação da Sabesp
comunicacao_sabesp@sabesp.com.br
(11) 3388-9321 / 8594 / 8596 / 8931 / 8555 / 9102
Plantão de imprensa: (11) 98685-3175 (durante a semana, das 19h às 8h; finais de semana e feriados, 24 horas)