Alckmin participa da abertura da 14° Edição Especial dos Melhores do Café

82 kg de café serão distribuídos para Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp)

sex, 16/12/2016 - 15h33 | Do Portal do Governo

Na manhã desta sexta-feira, 16, o governador Geraldo Alckmin fez a entrega simbólica do “Café Solidário” do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, para o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp).

A entrega aconteceu durante a cerimônia de lançamento da 14ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo – Safra.

“Esse é um setor importantíssimo, faz bem à saúde, ao cérebro, é convivência e gera emprego. Aliás, agricultura, pecuária e agronegócio salvaram a economia neste ano, segurando emprego, batendo recordes de produção e exportação”, disse o governador, que agradeceu a doação do Instituto Biológico.

Os cafés colhidos pela população em um dos maiores cafezais urbanos do País serão doados para entidades assistenciais do Estado de São Paulo ligadas ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), presidido pela primeira-dama Lu Alckmin. Ao todo, o IB doará 82 quilos de café arábica, divididos em 328 pacotes de 250 gramas, para o Fussesp distribuir para entidades assistenciais do Estado de São Paulo.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, também agradeceu a doação. “Agradeço de coração essa doação tão importante, que será repassada imediatamente para as entidades parceiras”, disse.

Os grãos usados na produção foram colhidos no cafezal urbano do Instituto Biológico, localizado na Vila Mariana, São Paulo, capital. O café foi beneficiado em uma fazenda em Caconde, interior paulista.

Cafezal urbano

O Instituto Biológico mantém no coração da cidade de São Paulo um dos maiores cafezais urbanos no País, com 10 mil metros quadrados e 1.600 pés de café arábica das variedades Mundo Novo e Catuaí – desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), presentes em 90% do parque cafeeiro.

O cafezal faz parte do projeto Ciclos Econômicos Agrícolas, que mostra a importância econômica e histórica dos ciclos agrícolas brasileiros. O público em geral, principalmente formado por crianças e adolescentes, tem a oportunidade de conhecer in loco culturas como café, pau-brasil, seringueira e cana-de-açúcar. “O IB preserva exemplares dessas culturas como forma de contribuir para que o aprendizado sobre a base histórica da economia brasileira seja realizado de forma mais interessante e ilustrativa”, afirma Antônio Batista Filho, diretor do Instituto Biológico.

Cerca de mil estudantes, pesquisadores e estrangeiros já participaram do projeto desenvolvido pelo instituto de pesquisa paulista. “Projetos como esse aproximam a pesquisa científica da população e esta é uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Fussesp

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado, Lu Alckmin. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população. O Fussesp atua na capital, em 2.500 entidades sociais cadastradas e no interior, por meio dos Fundos Municipais de Solidariedade.

Secretária da Agricultura

Assessoria de Imprensa

(11) 5067-0069 / 0068

www.saopaulo.sp.gov.br