Alckmin libera R$ 13,1 milhões para revitalizar Maternidade Santa Isabel

Obras criarão 53 novos leitos para atendimento nas áreas de maternidade e obstetrícia

sex, 21/02/2014 - 11h41 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, a reforma e ampliação da Maternidade Santa Isabel, de Bauru. Com investimento de R$ 13,1 milhões e prazo estimado de 18 meses para conclusão, a obra de revitalização da Maternidade Santa Isabel compreenderá uma área total de 4,1 mil m².

“Nós estamos iniciando a reforma da maternidade, que se tornará referência para a região de Bauru. Ela será reformada e ampliada para atender um número maior de pacientes, será um serviço exemplar para as mamães”, explicou o governador durante o evento.

Atualmente, o serviço mantém 66 leitos de internação – 45 de clínica obstétrica, 11 UCI (unidades de cuidado intermediário) e 10 de terapia intensiva (UTI) neonatal. Com a reforma, a maternidade passará a ter 119 leitos de internação – mais 40 leitos clínicos, oito de semi-intensiva, três para as primeiras horas e dois patológicos.

Com a reforma, a maternidade contará com uma nova área de pronto-atendimento, novo centro de parto normal composto por quatro suítes com camas específicas para o pré-parto, parto e pós-parto, e uma nova sala de raio-X. Dois leitos, um de terapia intensiva e outro de cuidados intermediários, serão readequados para tratamentos em caráter de isolamento.

As obras também atingirão os espaços físicos destinados aos serviços administrativos e gerais, com melhorias previstas nos setores de administração, rouparia, almoxarifado, farmácia, cozinha de distribuição, lactário, refeitório, centro de material esterilizado, vestiário de funcionários, necrotério, lixeira e central de utilidades.

A reforma também promoverá modernização do sistema elétrico (atualização da cabine primária), instalações de sistema de ar condicionado e de dois elevadores com dimensões especiais para locomoção de macas, criações de nova escada e novas caixas d’águas, reforma da cobertura e da enfermaria (com sanitários próprios) e substituições do revestimento e dos caixilhos (estruturas metálicas) que compõem a fachada da unidade.

No último ano, a Maternidade Santa Isabel realizou 16,9 mil atendimentos de urgência e emergência, 8,2 mil exames de apoio diagnóstico, 5,2 mil internações, 3,1 mil partos e 1,5 mil consultas médicas.

A Maternidade Santa Isabel é uma das três unidades estaduais, localizadas no município de Bauru, que participam da proposta de municipalização administrativa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde à Prefeitura de Bauru.

Secretaria da Saúde
(11) 3066-8650 / 8705