Alckmin lança Selo SP Amigo do Idoso e anuncia novos centros para idosos

Para obtenção do Selo, o município deve desenvolver ações voltadas para o envelhecimento ativo da população; cidades também serão beneficiadas com novos Centros Dia e Centros de Convivência

qua, 28/11/2012 - 17h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin apresentou nesta quarta-feira, 28 de novembro, o Selo São Paulo Amigo do Idoso. O Selo está incluso nas propostas do Programa São Paulo Amigo do Idoso, lançado em maio deste ano.

Para receber o Selo, as prefeituras precisam cumprir quatro etapas, num total de 40 ações, entre eletivas e obrigatórias:

1ª: Assinatura do Termo de Adesão
2ª: Ações obrigatórias para receber o Selo Inicial
3ª: Ações obrigatórias e eletivas para receber o Selo Intermediário
4ª: Ação obrigatória e eletiva para receber o Selo Pleno

“Esse é o caminho para melhorar a qualidade de vida da população. São Paulo tem uma das expectativas de vida média mais altas do Brasil: 75 anos e subindo. Estamos cientes de que há uma grande mudança demográfica e tudo isso demanda saúde, educação continuada e políticas públicas de proteção à melhor idade”, afirmou o governador.

Após a assinatura do Termo de Adesão, a primeira ação obrigatória a ser realizada pelos municípios é a criação do Conselho Municipal do Idoso, que terá papel fiscalizador das providências que a prefeitura precisa tomar para ser certificada.

O município também deve se comprometer a traçar um plano de metas. Além disso, deverá fazer o diagnóstico de gestão sobre as políticas já existentes e incluir ações para garantir os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social, por exemplo.

Nas etapas seguintes até a aquisição do Selo Pleno São Paulo Amigo do Idoso, os municípios devem implantar os benefícios previstos no Programa e apresentar novo diagnóstico demonstrando o resultado obtido com as ações desenvolvidas.

Para manter o Selo, o município deve – a cada dois anos – renovar o seu compromisso, medindo o desempenho do que já foi feito e implantando novas ações. As cidades que se comprometerem com os critérios para a aquisição do Selo serão contempladas no recebimento dos recursos do recém-criado Fundo Estadual do Idoso.

O Fundo se destina a financiar programas e ações voltadas à pessoa idosa, com o objetivo de assegurar os seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. A a contribuição é aberta a todos por meio da doação de parte de imposto de renda ou da restituição. Pessoas físicas podem doar até 6% e o limite para as empresas tributadas pelo lucro real é de 1%.

Novos equipamentos

A Secretaria de Desenvolvimento Social também anunciou os municípios contemplados com a construção de novos Centros Dia e Centros de Convivência para Idosos.

Serão 108 novos Centros Dia para Idosos, com investimentos de R$ 500 mil em cada unidade. Existem hoje, no Estado, 20 Centros Dia em funcionamento, que atendem as famílias que precisam trabalhar fora e não têm onde deixar seus idosos nesse período.

No Centro, o idoso participa de várias atividades de cultura, lazer, alimentação e cuidados com a saúde, entre outros. Ao final da tarde, estará de volta à sua casa e sem perder seus vínculos familiares.

Também serão construídos 126 Centros de Convivência para o Idoso (CCI), com recursos disponíveis de R$ 250 mil para cada unidade.

O CCI é um equipamento de Proteção Social Básica, ou seja, realiza ações e atividades de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo. “Trata-se de um espaço importante para a interação, convivência e qualidade de vida do idoso com sua comunidade”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia.

Confira a lista de municípios beneficiados

São Paulo Amigo do Idoso

O programa São Paulo Amigo do Idoso foi lançado em maio deste ano pelo governador Geraldo Alckmin e envolve ações intersecretarias voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população paulista acima de 60 anos.

Da Secretaria de Desenvolvimento Social