Alckmin lança Programa Paulista de Competitividade, o Compete São Paulo

Setores público e privado unem forças em prol da competitividade da economia paulista

seg, 11/03/2013 - 15h57 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 11 de março, a criação do Conselho Paulista de Incentivo à Competitividade (Conpic), que marca o início do desenvolvimento do Programa Paulista de Competitividade, o Compete São Paulo. O programa objetiva trazer o setor privado para desenvolver em conjunto com o governo estadual as políticas públicas de estímulo à competitividade de São Paulo. O evento contou com a presença de presidentes de empresas, entidades, sindicatos, federações e concessionárias de serviços, além de representantes do Governo do Estado.

O governador destacou a importância da iniciativa. “São Paulo lidera investimentos entre os Estados. Vamos ter perto de R$ 100 bilhões de investimento no Estado e uma carteira perto de R$ 50 bilhões em Parcerias Público-Privada (PPPs). Investimento é emprego na veia, é emprego direto e é competitividade. Isso atrai emprego, aumenta a produção e faz a economia crescer”, afirmou Alckmin.

Com a criação do Conpic, o Governo do Estado de São Paulo aproxima o setor privado do setor público, os quais unirão forças por meio do novo Conselho para aperfeiçoar as políticas públicas, os programas, os projetos e as ações realizadas no Estado, debatendo questões que afetam diretamente a competividade da economia paulista.

O Conselho será composto por cinco câmaras temáticas: desburocratização; inovação; formação de recursos humanos; infraestrutura e logística; e promoção à competitividade. As propostas dessas câmaras temáticas serão avaliadas durante as reuniões trimestrais do Conpic, que será composto por 50 empresários, presidido pelo governador do Estado de São Paulo e terá a participação dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; de Planejamento e Desenvolvimento Regional; de Emprego e Relações do Trabalho; da Fazenda; do secretário-chefe da Casa Civil; do Assessor Especial de Assuntos Estratégicos; além dos presidentes da Desenvolve SP e da Investe SP. A esta última caberá a secretaria executiva do Conselho.

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin convidou o setor privado a participar do Conselho, com vistas a construir um ambiente ainda mais propício à atração de investimentos e ao estímulo à produtividade dos empreendimentos já estabelecidos no Estado.

Atribuições do novo Conselho

Caberá ao Conpic criar e implementar o Programa Paulista de Competitividade, o Compete São Paulo, mapeando todas as políticas relacionadas à competitividade que estão em curso no âmbito do Governo Estadual. Para isso, o Conpic também deverá levantar junto à sociedade as demandas e gargalos relacionados ao assunto.

Da Investe SP