Alckmin lança Programa Paulista de Biocombustíveis

Lançamento aconteceu durante seminário internacional sobre energias renováveis; evento também marcou a apresentação do estudo “Levantamento do Potencial da Energia Solar Paulista”

qua, 03/04/2013 - 14h12 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Energia, José Aníbal, lançaram nesta quarta-feira, 3, o Programa Paulista de Biocombustíveis e o estudo “Levantamento do Potencial da Energia Solar Paulista”. Ambos os projetos foram anunciados durante o 1º Seminário Internacional sobre Biomassa, Biogás e Eficiência Energética, que reúne autoridades e pesquisadores dos Estados da Cúpula de Líderes Regionais (Regional Leaders Summit), formada por Alta Áustria (Áustria), Baviera (Alemanha), Cabo Ocidental (África do Sul), Georgia (Estados Unidos), Québec (Canadá), São Paulo (Brasil) e Shandong (China).

No evento, o governador assinou o decreto que cria o programa, com objetivo de incentivar e ampliar a participação de combustíveis renováveis em órgãos, autarquias e fundações do Estado de São Paulo. De acordo com a determinação, fontes renováveis, como o etanol, biodiesel e biometano, terão preferência para abastecer a frota de veículos – contratada ou própria – e geradores de emergência das instituições vinculadas ao Estado.

“Hoje estamos dando mais um passo dentro do programa de biocombustíveis. O Governo está dando o exemplo, dando preferência para que toda sua frota utilize combustíveis renováveis”, afirmou Alckmin. Em São Paulo, o ICMS do álcool foi reduzido para menos da metade do ICMS da gasolina, estimulando o uso desse tipo de combustível.

Também no seminário foi apresentado o estudo “Levantamento do Potencial da Energia Solar Paulista”, um atlas com 25 mapas elaborados com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e análise técnica da Secretaria de Energia, que mostra a potencialidade da produção solar em grande escala no Estado. São Paulo, considerando apenas a melhor faixa de incidência solar anual, tem potencial energético de 12 TWh/ano, suficiente para abastecer 4,6 milhões de residências, ou seja, 30% do consumo residencial do Estado.

Seminário Internacional sobre Biomassa, Biogás e Eficiência Energética

O evento, que vai até sexta-feira, dia 5, será transmitido ao vivo pela internet e é uma promoção conjunta da Secretaria de Energia e da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo.

Durante o seminário, será instalada a Rede Mundial de Energias Renováveis, Eficiência Energética e Conservação de Energia, formada por universidades, institutos de pesquisa e “clusters” industriais dos Estados Líderes Regionais. O objetivo da rede técnica é trocar informações, além de promover treinamento e desenvolvimento de pesquisa, inovação e novos produtos entre os países participantes.

Por determinação do governador Geraldo Alckmin, a Secretaria de Energia foi encarregada de articular a formação da rede, durante a 6ª Cúpula de Líderes Regionais, realizada em São Paulo, em abril de 2012. O Estado coordena os trabalhos da cúpula no biênio 2012/2014 até o próximo ano, quando haverá nova reunião dos líderes nos Estados Unidos.

Secretaria de Energia
(11) 3218-6080/6088/6081/6033
Comunicação Internacional do Governo de SP
(11) 2193-8997