Alckmin inaugura unidade do Poupatempo em Bragança Paulista

47º posto do Estado já está à disposição da população; local também oferece serviços do novo Detran-SP

sex, 20/06/2014 - 20h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 20, a 47ª unidade do Poupatempo do Estado, na cidade de Bragança Paulista, Região Administrativa de Campinas. O posto é o 15º dentro do Plano de Expansão, elaborado a pedido do governador pela Secretaria de Gestão Pública.

Estudos apontam que mais de 550 mil pessoas serão beneficiadas com a instalação da unidade, grande parte residente nos municípios de Águas de Lindóia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia, Serra Negra, Socorro, Tuiuti, Vargem, Amparo, Atibaia e Pedra Bela, incluindo Bragança Paulista. “Antes os moradores desses municípios tinham que ir até Campinas, Jundiaí ou Guarulhos para poder usar os serviços públicos do Poupatempo. Agora, não precisam mais fazer esse deslocamento e ainda contam com os serviços do Detran”, explicou Alckmin.

O grande objetivo da expansão do programa é mais que duplicar a quantidade de postos existentes – 32 antes do Plano – e fazer com que o mesmo chegue cada vez mais perto dos cidadãos.

Serviços

Localizado no bairro Parque dos Estados, o novo posto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. São 665 m² de área, mais 190 m² para vistoria de veículos. Todos os serviços comuns a uma unidade do Poupatempo serão oferecidos, tais como a emissão da Carteira de Identidade (RG) e Atestado de Antecedentes Criminais pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt) e a Carteira de Trabalho, emitida por intermédio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.
O novo Detran.SP estará à disposição para assuntos ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos. Uma das novidades do órgão no local é que aquele que tirar a primeira carteira de motorista não usará mais papel e caneta para fazer o exame teórico, pois esse passará a ser no formato eletrônico.
Os serviços eletrônicos, como a Nota Fiscal Paulista, B.O Eletrônico; e um posto do Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado, também estarão à disposição da população. Uma unidade bancária no local ajuda o cidadão no recolhimento das taxas geradas pelo posto, cuja capacidade de atendimentos pode ultrapassar mil cidadãos por dia.
<B>Investimento</B>

O investimento é de mais de R$ 2 milhões, entre implantação e custeio no primeiro ano. Ele prevê toda parte de infraestrutura lógica, comunicação visual, equipamentos de informática (hardware e software), telecomunicações, treinamento e acompanhamento, entre outros.

Outras unidades

Além de Bragança Paulista, a Região Administrativa de Campinas ganhou mais cinco unidades somente neste ano. Elas foram instaladas em Americana, São João da Boa Vista, Araras, Mogi Guaçu e Indaiatuba.

Já existiam unidades instaladas em Jundiaí (funciona desde outubro de 2009), Piracicaba (março de 2010), Rio Claro (dezembro de 2010). A cidade de Campinas tem dois postos: no Centro, que foi instalado em 1998 (o primeiro do Interior paulista) e no Campinas Shopping, que funciona desde 2004.

Plano de Expansão

O Governo de São Paulo ainda vai entregar mais 25 novas unidades do programa. A previsão é que todas estejam atendendo a população ainda em 2014.

O Plano de Expansão do Poupatempo contempla 13 Regiões Administrativas paulistas e atinge mais de 350 municípios. A expectativa é que cerca de 15 milhões de pessoas sejam beneficiadas e aproximadamente 1,5 mil empregos gerados.

Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 398 milhões de atendimentos. Atualmente, conta com 47 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, litoral e interior.

Serviço

O Poupatempo de Bragança Paulista funciona na Av. Dr. Plínio Salgado, nº 5813 – Parque dos Estados, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Acesse: www.poupatempo.sp.gov.br

Secretaria de Gestão Pública
(11) 3218-5382