Alckmin inaugura unidade do Poupatempo de Registro

38º posto do Estado já está à disposição da população; posto oferecerá também serviços do novo Detran-SP

sáb, 12/04/2014 - 11h16 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, 12, a 38ª unidade do Poupatempo, em Registro, no Vale do Ribeira. O posto é o sexto dentro do Plano de Expansão a ser entregue à população, que será beneficiada também com os serviços do novo Detran-SP.

“Estamos inaugurando o primeiro Poupatempo do Vale do Ribeira e do Litoral Sul de São Paulo. É Poupatempo e Detran, os dois juntos. Para se ter uma ideia da necessidade do Poupatempo, em 40 dias de pré-operação, foram 11 mil atendimentos”, frisou Alckmin.

Estudos feitos pelo Governo apontam que mais de 233 mil pessoas serão beneficiadas com a instalação da unidade, grande parte residente nos municípios de Pariquera-Açu, Jacupiranga, Juquiá, Cajati, Miracatu, Eldorado, Iguape, Cananéia e Ilha Comprida, incluindo Registro.

O grande objetivo da expansão do programa é mais que duplicar a quantidade de postos existentes – 32 antes do Plano – e fazer com que o mesmo chegue cada vez mais perto dos cidadãos.

Serviços

Localizado no Jardim Paulista, o novo posto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. São 447 m² de área total. Todos os serviços comuns a uma unidade do Poupatempo serão oferecidos, tais como a emissão da Carteira de Identidade (RG) e Atestado de Antecedentes Criminais pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); e a Carteira de Trabalho, emitida por intermédio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

O novo Detran.SP estará à disposição para assuntos ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos. Uma das novidades do órgão no local é que aquele que tirar a primeira carteira de motorista não usará mais papel e caneta para fazer o exame teórico, pois esse passará a ser no formato eletrônico.

Os serviços municipais e virtuais, como a Nota Fiscal Paulista, B.O Eletrônico e consultas à Secretaria da Fazenda também estarão disponíveis. Uma unidade bancária no local facilita o cidadão no recolhimento das taxas geradas pelo posto, cuja capacidade de atendimentos pode chegar a 1,3 mil por dia.

Investimento

O investimento é de mais de R$ 2 milhões, entre implantação e custeio no primeiro ano. Ele prevê toda parte de infraestrutura lógica, comunicação visual, equipamentos de informática (hardware e software), telecomunicações, treinamento e acompanhamento, entre outros.

Plano de Expansão

O Governo de São Paulo ainda vai entregar mais 33 novas unidades do programa. Das 39 que englobam o Plano de Expansão, 36 delas já foram anunciadas. A previsão é que todas sejam entregues ainda em 2014.

O Plano de Expansão do Poupatempo contempla 13 Regiões Administrativas paulistas e atinge mais de 350 municípios. A expectativa é que cerca de 15 milhões de pessoas sejam beneficiadas e aproximadamente 1,5 mil empregos gerados.

Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 388 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 38 unidades instaladas na Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior.

Serviço

O Poupatempo de Registro funciona na Rua Antonio Policarpo de Souza, nº 50 – Jardim Paulista, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Acesse: www.poupatemporegistro.com.br

Secretaria de Gestão Pública
(11) 3218-5382